Plano de aula: matemática – Ensino Médio pronto

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender as principais funções e representações de funções do 1º e 2º grau, buscando interpretar e resolver problemas práticos envolvendo esses conceitos.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e analítico para a resolução de equações e sistemas de equações, alinhando isso ao entendimento do comportamento de gráficos.
  • Fomentar habilidades de trabalho colaborativo por meio da resolução de problemas em grupo, promovendo a troca de conhecimentos.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a criatividade dos alunos ao criar gráficos e modelar situações através de funções.
  • Incentivar a utilização das tecnologias digitais para a visualização de gráficos e exploração de funções de maneira interativa.
  • Desenvolver estratégias de apresentação oral e escrita para que os alunos expliquem suas soluções de forma clara.
  • Promover a conexão entre a matemática e outras áreas do conhecimento, como Física e Economia, ressaltando a interdisciplinaridade.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve iniciar a aula revisitando os conceitos de função e sua importância no cotidiano, como por exemplo, nos cálculos de tarifas, orçamentos e taxas de juros.

Em seguida, deve apresentar um problema contextualizado que envolva funções de 1º e 2º grau, por exemplo: “Como uma empresa se beneficiaria ao projetar o custo de produção utilizando uma função de 2º grau?” Isso servirá como motivação para o estudo da aula.

Para incrementar o interesse, o professor pode compartilhar curiosidades, como a importância das funções quadráticas na física, por exemplo, no cálculo de trajetórias de projéteis, e estimular perguntas que gerem discussão, como “Quais outros exemplos do dia a dia envolvem funções matemáticas?”.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode começar revisando os tipos de funções estudadas anteriormente, como função linear e constante, utilizando um quiz rápido ou uma roda de perguntas.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Durante a apresentação, o professor deve explicar o conceito de função de 1º grau e função de 2º grau, citando suas características principais, como o domínio, imagem e gráfico. A relação entre a fórmula e o gráfico deve ser enfatizada, com representações visuais em projetores ou lousas interativas.

Essas explicações devem incluir exemplos práticos, como a aplicação das funções em economia (custos de produção) e física (movimento de objetos). O professor poderá envolver os alunos fazendo perguntas durante a aula e elicitar discussões sobre a relevância dessas funções.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Gráficos em equipe

Os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes funções (1º e 2º grau). Cada grupo deve calcular e desenhar o gráfico correspondente. Para isso, terão acesso a papel, canetas, régua e calculadoras.

Atividade 2: Resolvendo problemas reais

Os grupos também receberão um cenário prático, como determinar o custo de produção de produtos com base nas funções. Eles deverão elaborar uma apresentação rápida para mostrar como utilizaram a matemática para abordar a situação.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisará os conceitos principais com os alunos, pedindo que compartilhem suas descobertas sobre as funções ao realizar as atividades. Questões como “Qual a importância do gráfico na sua análise?” podem ser discutidas.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor solicitará que os alunos escrevam breves reflexões sobre o que aprenderam e o que ainda desejam discutir a respeito das funções matemáticas. Isso permitirá perceber o ganho de aprendizado e os pontos de dúvida.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve propor exercícios envolvendo a resolução de funções de 1º e 2º grau, incluindo questões que estimulem os alunos a usar essas funções em contextos práticos, como cálculo de juros ou planejamento de eventos. O professor deve enfatizar a importância de revisar o conteúdo aprendido e que podem trazer dúvidas na próxima aula.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para encerrar, o professor deve recapitular os conceitos abordados, enfatizando como as funções se aplicam a situações do dia a dia e são vitais em diversas áreas, como economia e ciências exatas.

O professor pode sugerir leituras adicionais sobre aplicações de funções em diversas disciplinas e apresentar recursos online de visualização de gráficos para praticar em casa.

Por fim, o professor deve reforçar a importância do estudo das funções como um passo importante para a compreensão da matemática na vida real e como ferramenta para a resolução de problemas diversos, preparando os alunos para as questões do ENEM e outras provas.

Rate this post

Leave a Comment