Plano de aula: arte – Ensino Médio – 1º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Promover a compreensão das principais correntes artísticas do século XX, enfatizando a relação entre arte, cultura e os contextos sociais da época.

Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de obras de arte, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e compreendam as mensagens transmitidas pelos artistas.

Incitar os alunos a explorarem suas próprias expressões artísticas, incentivando a experimentação e a busca por uma identidade pessoal no campo da arte.

1.2. Secondary objectives:

Fomentar a apreciação estética e o gosto pela arte, destacando sua importância na formação cultural do indivíduo.

Incentivar a pesquisa e a busca por referências artísticas, ampliando o repertório cultural dos alunos e sua capacidade de dialogar sobre arte.

Promover o trabalho em grupos, valorizando a troca de ideias e a diversidade de interpretações sobre as obras apresentadas.

Estimular a criatividade dos alunos por meio de atividades práticas que relacionem os conceitos estudados com sua produção artística pessoal.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os assuntos abordados nas aulas anteriores sobre arte moderna, incluindo as características principais dos movimentos artísticos discutidos, como o Impressionismo, o Cubismo e o Surrealismo.

O professor pode então apresentar uma questão provocativa para o grupo: “Como a arte reflete os conflitos e transformações sociais de sua época?” Isso funcionará como um ponto de partida para discussões que se desdobrarão na aula.

É importante contextualizar a relevância do tema, evidenciando como a arte é uma poderosa forma de manifestação cultural que serve tanto para expressar as alegrias quanto para criticar questões sociais e políticas.

O professor pode compartilhar algumas curiosidades, como a relação entre os movimentos artísticos e eventos históricos, tais como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, que influenciaram profundamente a produção artística.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve revisar os principais movimentos artísticos estudados anteriormente. Isso pode ser feito por meio de um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos têm a oportunidade de participar ativamente e relembrar os conceitos-chave.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O próximo passo é apresentar os conceitos e correntes artísticas do século XX, discutindo o impacto de cada movimento na sua época. O professor pode abordar a ideia de como a arte passou a refletir questões como a industrialização, as guerras, o avanço científico e a busca por novas expressões da subjetividade humana.

Ao explicar cada movimento, o professor deve incentivar as intervenções dos alunos, pedindo que compartilhem suas percepções sobre as obras específicas que foram selecionadas para a análise.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Análise de obras de arte
Os alunos serão divididos em grupos e receberão reproduções de obras de diferentes correntes do século XX. O desafio é que cada grupo analise a obra em questão, discutindo suas características, a mensagem transmitida e o contexto histórico em que foi criada.

Ao final da atividade, os grupos devem apresentar suas análises para a turma, discutindo as interpretações e convidando outros alunos a contribuírem com suas opiniões.

Atividade 2: Criação artística
Inspirados pelos movimentos estudados, os alunos devem criar uma obra de arte utilizando técnicas e materiais variados (como colagem, pintura ou desenho), refletindo sua identidade e as influências reconhecidas nas obras analisadas.

Os alunos terão a oportunidade de expressar suas ideias e emoções e, ao final, podem expor suas criações em uma pequena “galeria” montada na sala de aula.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve realizar um momento de discussão sobre o que foi aprendido. Perguntas como “O que despertou mais a sua curiosidade nas obras analisadas?” ou “Qual obra mais te impactou e por quê?” podem auxiliar na reflexão dos alunos.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Os alunos devem ter a oportunidade de refletir e escrever brevemente sobre o que mais gostaram da aula, o que aprenderam e quais dúvidas ainda têm. Esses relatos podem ser compartilhados com a turma, criando um espaço de diálogo aberto.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa sobre um artista ou corrente artística que não foi abordado em sala de aula, trazendo suas descobertas para compartilhar nas próximas aulas. Essa atividade reforça a importância da pesquisa e do aprofundamento no estudo da arte.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve resumir os principais conceitos discutidos, destacando a conexão entre arte e sociedade, e como os movimentos artísticos são reflexos das transformações culturais e sociais.

É interessante que o professor finalize mencionando a importância da arte na formação da identidade e da cultura, incentivando os alunos a continuar explorando suas expressões artísticas e a se engajar na discussão cultural.

Por fim, o professor pode sugerir a leitura de livros ou artigos sobre arte, bem como visitar exposições locais, estimulando os alunos a se envolverem com o universo artístico que os cerca.

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