Plano de aula: ensino religioso – 1º ano fundamental – BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

  1. Goals

    Time estimate: <10 – 15 minutos>

    1. Main objectives:

      • Compreender a diversidade religiosa presente na sociedade brasileira, respeitando e valorizando as diferentes crenças e práticas.
      • Desenvolver empatia e respeito entre os alunos em relação às diversas expressões de fé, promovendo um ambiente escolar inclusivo.
      • Estimular a curiosidade das crianças em aprender sobre outras culturas e religiões, reconhecendo sua importância na formação da identidade individual e coletiva.

    2. Secondary objectives:

      • Fomentar debates saudáveis sobre as diferenças e semelhanças entre as religiões, ampliando o repertório cultural dos alunos.
      • Criar atividades lúdicas que incentivem o respeito e a convivência pacífica entre pessoas de diferentes crenças.
      • Refletir sobre a importância da tolerância e do diálogo inter-religioso na sociedade atual.

  2. Introduction

    Time estimate: <15 – 20 minutos>

    O professor inicia a aula perguntando aos alunos sobre suas próprias crenças e experiências religiosas. É importante criar um ambiente aconchegante onde todos se sintam à vontade para compartilhar. A seguir, o docente apresenta o conceito de diversidade religiosa, explicando que no Brasil convivem várias tradições religiosas, como o catolicismo, o protestantismo, o espiritismo, o candomblé e o budismo, entre outras.

    O professor pode compartilhar histórias inspiradoras sobre figuras religiosas que promoveram a paz e o respeito entre os povos. Para ilustrar a temática, o docente apresenta curiosidades, como a existência de festivais religiosos que celebram a união e a diversidade, como o Dia Internacional da Tolerância.

  3. Development

    Time estimate: <50 – 60 minutos>

    1. Review of previous knowledge

      Time estimate: <10 – 15 minutos>

      O professor revisa o conceito de religião e práticas religiosas já abordados em aulas anteriores, através de uma roda de conversa onde os alunos compartilham o que já sabem. O professor pode anotar as contribuições dos alunos em um mural, ajudando a criar um quadro coletivo das ideias.

    2. Presentation of the theory

      Time estimate: <15 – 20 minutos>

      O docente apresenta os principais conceitos da diversidade religiosa, enfatizando a importância da tolerância, empatia e do respeito às diferenças. O professor pode usar histórias e textos curtos que retratem a diversidade religiosa nas escolas e comunidades.

      Durante essa etapa, o professor deve promover um debate leve, perguntando como os alunos se sentem ao ouvir sobre religiões diferentes e quais semelhanças podem encontrar.

    3. Practical activities

      Time estimate: <20 – 25 minutos>

      Atividade 1: Mapa da Diversidade Religiosa

      Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão cartolinas e canetinhas. Cada grupo deverá desenhar um mapa do Brasil, identificando as principais religiões presentes em cada região. Esta atividade permite que os alunos visualizem a diversidade religiosa no país.

      Atividade 2: Representação das Crenças

      Nessa atividade, os alunos poderão criar fantoches ou utilizar bonecos para representar uma história simples relacionada à sua religião ou a uma história que conhecem de outra religião. Ao final, os grupos irão apresentar suas histórias para a turma. Isso encoraja a criatividade e a empatia com outros credos.

  4. Return

    Time estimate: <15 – 20 minutos>

    1. Learning Check

      Time estimate: <5 – 10 minutos>

      O professor realiza um breve debate solicitando que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre outras religiões e o que mais os impressionou. O docente pode fazer perguntas como: “Qual religião você aprendeu mais sobre?” e “Como podemos respeitar as diferentes crenças no nosso dia a dia?”.

    2. Student feedback

      Time estimate: <5 – 10 minutos>

      O professor pedirá que os alunos, em um papel, escrevam uma palavra ou frase que represente o que aprenderam e como se sentiram durante as atividades. As respostas podem ser compartilhadas com a turma, promovendo um ambiente de diálogo.

  5. Homework

    Time estimate: <5 minutos>

    O professor deve sugerir que os alunos pesquisem e escrevam sobre uma religião que não conhecem, destacando suas práticas e histórias interessantes. A tarefa deve estimular o ensino da diversidade e a busca pelo conhecimento.

  6. Conclusion

    Time estimate: <10 – 15 minutos>

    O professor deve encerrar a aula relembrando os principais pontos discutidos sobre a diversidade religiosa e a importância do respeito e da tolerância. Também pode reforçar que a diversidade é uma riqueza que nos ajuda a aprender uns com os outros.

    O docente pode sugerir que os alunos compartilhem suas pesquisas na próxima aula, criando um espaço onde todos podem aprender sobre diferentes religiões. Por fim, o professor destaca a importância de atuar com respeito e empatia no cotidiano, visando construir um ambiente de convivência harmoniosa.

Rate this post

Leave a Comment