Plano de aula: história e geografia – 1º ano fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar uma compreensão básica sobre a história local e a importância da geografia na formação da identidade cultural.
  • Desenvolver o senso de pertencimento dos alunos em relação à sua comunidade e ao seu entorno geográfico.
  • Estimular a curiosidade e a pesquisa sobre a história da região onde vivem, promovendo o interesse pelo tema.

1.2. Secondary objectives:

  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe durante as atividades propostas.
  • Incentivar a criatividade dos alunos por meio de atividades práticas relacionadas à história e geografia.
  • Promover a comunicação eficaz, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e opiniões sobre a história local.
  • Conectar a história e a geografia com outras disciplinas, reforçando a interdisciplinaridade do aprendizado.

2. Introduction

Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para começar a aula, o professor deve fazer uma rápida revisão do que foi discutido na aula anterior sobre a importância da história e da geografia.

Em seguida, o professor deve fazer perguntas provocativas, como: “O que vocês conhecem sobre a história da nossa cidade?” e “Qual a importância dos rios, montanhas ou outros elementos geográficos na formação da nossa sociedade?”.

Ao final, o professor pode contar uma breve história local interessante ou uma curiosidade sobre a geografia que envolva os alunos, facilitando a conexão emocional com o tema.

3. Development

Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor pode iniciar essa seção revisando os conceitos básicos de história local e os elementos geográficos já discutidos em aulas anteriores por meio de um breve jogo de perguntas e respostas.

3.2. Presentation of the theory

Time estimate: <15 - 20 minutos>

A seguir, o professor deve apresentar a teoria necessária, articulando a relação entre a história da comunidade e os aspectos geográficos. Ele pode explicar como a geografia influencia a vida das pessoas e as decisões históricas da região.

3.3. Practical activities

Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Mapa da História

Nesta atividade, os alunos devem criar uma linha do tempo de eventos históricos importantes da sua cidade, representando-os em um mapa. Eles podem usar uma cartolina onde desenham o mapa e marcam os eventos com imagens ou textos.

Atividade 2: Pesquisa em grupo

Em grupos, os alunos pesquisam sobre um local histórico da cidade, investigando a sua importância e relevância geográfica. Eles devem preparar uma breve apresentação para compartilhar com a turma.

4. Return

Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check

Time estimate: <5 - 10 minutos>

Depois das atividades, o professor deve verificar o que foi aprendido, pedindo aos grupos que compartilhem suas pesquisas e as lições aprendidas sobre a história e geografia de sua cidade.

4.2. Student feedback

Time estimate: <5 - 10 minutos>

Em seguida, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula, pedindo que escrevam as respostas para perguntas como: “Qual a parte que você achou mais interessante e por quê?” e “O que você gostaria de aprender mais sobre a história e geografia da nossa cidade?”.

5. Homework

Time estimate: <5 minutos>

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos assistam a um documentário relacionado à história de sua cidade ou leiam um book de histórias locais. Eles devem trazer um resumo ou uma história interessante que encontrarem para compartilhar na próxima aula.

6. Conclusion

Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, destacando a relação entre história e geografia e a importância de ambos para a construção da identidade da comunidade. Também deve realçar a relevância do aprendizado sobre a história local como um caminho para entender melhor o presente e planejar um futuro mais consciente.

O professor pode ainda sugerir atividades complementares que incentivem os alunos a explorar mais sobre a geografia e história local, como visitas a museus ou participar de eventos culturais.

Finalmente, deverá reforçar que o conhecimento sobre a história e geografia de suas próprias comunidades é fundamental para se tornarem cidadãos mais engajados e conscientes.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo