Plano de aula: português – 2º ano fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

  1. Goals

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Fomentar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos, estimulando a compreensão e a análise de diferentes tipos de textos.

Incentivar a expressão oral e a argumentação, permitindo que os alunos se sintam mais confortáveis ao compartilhar suas opiniões e experiências com os colegas.

Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e discutir os principais elementos de um texto, como personagens, enredo e mensagem.

1.2. Secondary objectives:

Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.

Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos, permitindo que explorem diferentes gêneros textuais e estilos de escrita.

Aprofundar o entendimento da gramática e ortografia de forma contextualizada, aplicando as regras em suas produções textuais.

Realçar a importância da leitura como um meio de adquirir conhecimento e enriquecer o vocabulário.

Motivar os alunos a refletirem sobre os valores e as lições presentes nos textos, promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes.

  1. Introduction

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entenderam sobre a leitura de um texto que foi lido na aula anterior, contextualizando o tema atual sobre a narrativa e suas características. O objetivo é garantir que todos os alunos estejam familiarizados com os conceitos básicos sobre narrativa.

Em seguida, o professor pode apresentar um breve resumo das histórias que serão analisadas durante a aula, introduzindo personagens e conflitos, e fazer uma pergunta instigante, como: "Qual a importância de um personagem bem construído para uma boa história?".

O professor deve enfatizar como a narrativa é uma parte importante da nossa cultura e do nosso cotidiano, ilustrando com exemplos de contos conhecidos ou até mesmo de obras literárias que os aluno conhecem. Para despertar o interesse, o professor pode contar uma história breve, utilizando expressões e entonações que atraiam a atenção dos alunos.

  1. Development

    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia fazendo uma revisão dos conceitos abordados em aulas anteriores sobre o que é uma narrativa, discutindo elementos como início, meio, fim, personagens e enredo. A revisão pode ser feita através de uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências com histórias que já leram ou ouviram.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresenta os principais elementos de uma narrativa: trama, personagens, cenário e moral da história. Ele pode trazer exemplos de contos clássicos, como "Chapeuzinho Vermelho", e discutir cada um dos elementos da narrativa que ali estão presentes. O professor deve incentivar a participação dos alunos, perguntando sobre suas opiniões e experiências pessoais em relação às histórias discutidas. Além disso, é crucial fazer conexões com suas próprias vidas, convidando-os a pensar sobre a mensagem que os textos transmitem.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criando um personagem

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um personagem para uma história, levando em consideração suas características físicas, psicológicas e o papel que este personagem terá na narrativa. Para isso, eles receberão uma folha de papel e canetas coloridas para ilustrar seu personagem.

Atividade 2: Escrevendo uma pequena narrativa

Após a criação do personagem, cada grupo deve escrever uma pequena narrativa que inclua seu personagem, utilizando as técnicas de escrita discutidas. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias com a turma, promovendo a expressão oral e incentivando o feedback construtivo entre os colegas.

Essas atividades têm como objetivo aplicar os conceitos teóricos de forma prática, desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de fortalecer o trabalho coletivo.

  1. Return

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar o que foi aprendido, pedindo aos alunos para comentarem brevemente sobre o processo de criação de seus personagens e narrativas. Perguntas como: "O que mais gostou na sua narrativa?" ou "O que você aprendeu sobre a construção de personagens?" podem ajudar a conectar as atividades práticas com a teoria apresentada.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Em seguida, o professor pode solicitar que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre o que aprenderam e o que gostariam de explorar mais sobre narrativas. Esse feedback permitirá avaliar a eficácia da aula e identificar os tópicos que precisam de mais atenção nas próximas aulas.

  1. Homework

    Time estimate: <5 minutos>

Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escolham um book e escrevam um pequeno resumo da narrativa, ressaltando os principais personagens e a mensagem da história. O objetivo da tarefa é reforçar a prática da leitura e escrita em casa.

  1. Conclusion

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre a narrativa e a importância de seus elementos. Ele deve destacar como a leitura e a escrita são fundamentais para o aprendizado e como esses tópicos estão interligados com seu cotidiano.

O professor pode incentivar os alunos a continuar explorando novas histórias e personagens, e sugerir uma lista de livros indicados que podem ser lidos em casa. Isso pode incluir histórias clássicas e contemporâneas que estimulem a curiosidade e o interesse pela leitura.

Por fim, o professor deve reforçar a importância de contar histórias como forma de comunicação e compartilhamento de experiências, enfatizando que todos têm a capacidade de criar narrativas únicas que refletem suas realidades e imaginários. Ele deve lembrar aos alunos que, assim como os personagens que criaram, eles também têm uma história incrível para contar.

Rate this post

Leave a Comment