Plano de aula: 5º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Matemática e Geometria

  1. Goals

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

    1. Main objectives:

      • Compreender os conceitos básicos de geometria, incluindo formas, áreas e perímetros.
      • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e visualização espacial.
      • Conectar a importância da matemática no cotidiano dos alunos por meio da identificação de formas geométricas em seu ambiente.

    2. Secondary objectives:

      • Estimular a curiosidade dos alunos sobre como as formas geométricas estão presentes na arte e na natureza.
      • Promover o trabalho em equipe por meio de atividades práticas de construção e medição de formas.
      • Fomentar a comunicação ao incentivar os alunos a descreverem suas descobertas e soluções.
      • Desenvolver a criatividade ao propor desafios que envolvam a manipulação de formas geométricas.

  2. Introduction

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

    Para dar início à aula, o professor deve revisar com os alunos o que foi aprendido em aulas anteriores sobre números e operações. É uma oportunidade para reforçar conceitos que serão essenciais para a compreensão da geometria.

    O professor pode apresentar imagens de diversas formas geométricas que são comuns no dia a dia, como prédios, mesas, sinalizações e até mesmo desenhos. Isso ajudará a contextualizar a discussão sobre como a geometria está presente em suas vidas.

    Ao longo da introdução, o professor deve levantar algumas questões para instigar a curiosidade dos alunos, como: “Quantas formas geométricas vocês conseguem identificar na sala de aula?” ou “Como calcularíamos a área do tapete da sala?”. Essas perguntas servirão como ponto de partida para o desenvolvimento do tema.

    Para tornar a introdução mais dinâmica, o professor pode realizar uma pequena atividade onde os alunos desenham as formas geométricas que enxergam ao seu redor. Isso pode ser uma tarefa simples e rápida, mas que gera um envolvimento imediato.

  3. Development

    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

    1. Review of previous knowledge

      Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

      O professor deve iniciar revisando alguns conceitos matemáticos que se relacionam com a geometria, como medidas e unidades. Pode ser feito um exercício de perguntas e respostas para reavaliar o conhecimento prévio dos alunos e introduzir a geometria.

    2. Presentation of the theory

      Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

      Neste momento, o professor deve mostrar as principais formas geométricas: triângulos, quadrados, retângulos e círculos. Cada forma deve ser apresentada com seu respectivo nome, propriedades, fórmulas de área e perímetro, e exemplos visuais.

      O professor deve estimular a participação dos alunos, fazendo perguntas durante a apresentação, como: “Alguém sabe o que é um triângulo equilátero?” Isso ajudará a manter os alunos engajados e ativos no aprendizado.

    3. Practical activities

      Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

      Atividade 1: Criação de formas geométricas
      Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais como papel, régua, tesoura e cola. Eles devem criar diferentes formas geométricas, calcular suas áreas e perímetros e, por fim, apresentar suas criações para a turma. Esta atividade prática ajuda a consolidar o conhecimento teórico e desenvolve habilidades de trabalho em equipe.

      Atividade 2: Caça ao tesouro geométrico
      O professor pode propor uma caça ao tesouro pela sala ou pelo pátio, onde os alunos devem encontrar objetos que representem diferentes formas geométricas. Ao encontrarem um objeto, deverão desenhar ou tirar uma foto e descrever a forma e suas propriedades. Esta atividade estimula a observação e a aplicação do conhecimento no cotidiano.

  4. Return

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

    1. Learning Check

      Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

      Após as atividades, o professor pode perguntar aos alunos o que aprenderam sobre as formas geométricas e suas aplicações. O professor pode fazer perguntas como: “Qual forma você mais gostou de criar e por quê?” ou “Como foi a experiência de encontrar formas no ambiente?”. Isso ajudará a entender a assimilação do conteúdo.

    2. Student feedback

      Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

      Os alunos podem ser convidados a dar feedback sobre as atividades realizadas. O professor pode pedir que eles escrevam em uma folha o que mais gostaram e o que acharam desafiador. Dessa forma, é possível avaliar a eficácia da aula e ajustar futuras abordagens conforme necessário.

  5. Homework

    Estimativa de tempo: <5 minutos>

    O professor deve sugerir aos alunos que realizem uma tarefa em casa onde eles precisam medir objetos da sua casa ou do ambiente e identificar suas formas geométricas. Eles devem anotar as medidas e calcular áreas ou perímetros. Isso ajudará a aplicar o que foi aprendido na aula e reforçar a prática.

  6. Conclusion

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

    Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula sobre formas geométricas, suas propriedades, e a importância de entender a geometria em nosso cotidiano. O professor pode encorajar os alunos a continuarem observando o mundo ao seu redor e buscando novas formas geométricas que possam encontrar.

    Adicionalmente, o professor pode sugerir atividades complementares, como explorar livros ilustrados sobre geometria ou visitar sites educativos para descobrir mais sobre aplicações da geometria em diferentes contextos, como architecture e arte.

    Por fim, o professor deve lembrar aos alunos que a matemática é uma ferramenta importante para a vida e que a geometria faz parte do nosso cotidiano, desde as construções até os desenhos e formas na natureza. A aula deve ser encerrada com uma mensagem positiva sobre as conquistas no aprendizado da matemática e a relevância do conhecimento adquirido.

Rate this post

Leave a Comment