Plano de aula: João e o pé de feijão – educação infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: João e o pé de feijão

  1. Goals

    Time estimate: <10 - 15 minutos>

    1. Main objectives:

      • Proporcionar uma experiência lúdica que ajude as crianças a entenderem a importância da responsabilidade nas ações do dia a dia, assim como os temas de amizade e superação presentes na história.
      • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da contação da história, além de promover o desenvolvimento linguístico e a expressão artística.
      • Fomentar a empatia nos alunos, promovendo discussões sobre ajudar o próximo e as consequências de nossos atos, baseado nas ações de João na história.

    2. Secondary objectives:

      • Desenvolver o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos durante as atividades propostas.
      • Criar um ambiente acolhedor e seguro para que os alunos possam expressar suas opiniões e emoções sobre a história.
      • Incentivar o interesse pela leitura e pela narrativa, apresentando a literatura como uma ferramenta de aprendizado.

  2. Introduction

    Time estimate: <15 - 20 minutos>

    O professor deve iniciar a aula apresentando a história de “João e o Pé de Feijão”, utilizando imagens e elementos visuais que prendam a atenção das crianças.
    É importante ressaltar a transformação de João e como a coragem e a determinação o levam a grandes aventuras.
    O professor pode propor questões para reflexão, como: “O que vocês fariam no lugar de João?” ou “Qual foi a decisão mais importante que João tomou?”
    Em seguida, contextualizar a importância da amizade e da ajuda mútua, usando figuras do cotidiano, como familiares e amigos, para conectar com a realidade das crianças.
    Para finalização, contar uma curiosidade sobre feijões ou plantas, que poderá despertar ainda mais o interesse das crianças.

  3. Development

    Time estimate: <50 - 60 minutos>

    1. Review of previous knowledge

      Time estimate: <10 - 15 minutos>

      O professor pode iniciar uma roda de conversa sobre as histórias que eles conhecem e o que mais gostaram. Isso ajuda a ativar conhecimentos prévios.

    2. Presentation of the theory

      Time estimate: <15 - 20 minutos>

      Após contar a história, o professor pode destacar os principais ensinamentos da narrativa, como a importância de ser corajoso, amável e solidário.
      Relacionar os temas abordados com a vida cotidiana das crianças, contando como atos de bondade podem gerar bons frutos, assim como o feijão cresce e se transforma na história.

    3. Practical activities

      Time estimate: <20 - 25 minutos>

      1. Atividade 1: Plantando feijões

        Os alunos serão incentivados a plantar feijões em copos plásticos. Cada criança pode ver a planta crescer e relacionar como crescimento pode ser sinônimo de desenvolvimento pessoal, assim como João cresceu com suas experiências.

      2. Atividade 2: Criação de histórias

        Em grupo, as crianças criarão pequenas histórias sobre o que poderiam fazer se encontrassem um pé de feijão. Estimular a expressão artística através de desenhos e cenário, utilizando materiais diversos.

  4. Return

    Time estimate: <15 - 20 minutos>

    1. Learning Check

      Time estimate: <5 - 10 minutos>

      O professor pode solicitar que cada grupo compartilhe o que criaram e o que aprenderam com a atividade do plantio e a construção de histórias. Perguntas como “O que você sente ao ver seu feijão crescer?” podem ser incentivadas.

    2. Student feedback

      Time estimate: <5 - 10 minutos>

      Propor aos alunos que reflitam e escrevam uma coisa que aprenderam, e algo que ainda tenha gerado dúvida sobre a história:

  5. Homework

    Time estimate: <5 minutos>

    O professor pode sugerir que os alunos desenhem em casa o que gostariam que acontecesse se encontrassem um pé de feijão e que tragam na próxima aula para compartilhar.

  6. Conclusion

    Time estimate: <10 - 15 minutos>

    Para finalizar a aula, o professor deve recapitular os principais temas abordados, enfatizando a importância da correlação entre amizade, coragem e a ajuda mútua.
    Reforçar que, assim como João teve experiências valiosas, as crianças também podem aprender e crescer em suas vidas.
    Sugerir aos alunos que continuem explorando as histórias na literatura e compartilham suas descobertas com os colegas.
    Lembrando sempre que cada um tem um papel importante na construção de um mundo melhor, assim como João.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo