Plano de aula: musicalização na educação infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Fomentar o desenvolvimento da expressão musical nas crianças, estimulando a criatividade e a comunicação através da música.
– Promover a socialização e a construção de vínculos afetivos por meio de atividades musicais em grupo.
– Facilitar a percepção auditiva e a coordenação motora das crianças através de ritmos, sons e movimentos.

1.2. Secondary objectives:

– Introduzir os alunos ao mundo dos sons e da musicalidade, utilizando instrumentos simples e os próprios corpos como fontes de produção sonora.
– Encorajar a exploração musical criativa, permitindo que as crianças experimentem diferentes formas de fazer música.
– Desenvolver a memória auditiva e a atenção das crianças, utilizando canções e brincadeiras musicais que exijam concentração e resposta rápida.
– Integrar a musicalização com outras áreas do conhecimento, como matemática e linguagens, mostrando a importância da música em diversas disciplinas.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode tocar uma música animada e convidar as crianças a dançar. Após a atividade, o professor pode perguntar às crianças sobre como se sentiram e o que gostaram na música.

Em seguida, o professor deve apresentar o tema do dia: “Vamos explorar o mundo da música e os diferentes sons que podemos criar!”. O professor pode usar um instrumento musical, como um tambor ou um chocalho, para demonstrar como diferentes instrumentos produzem diferentes sons.

Para contextualizar a aula, pode-se mencionar como a música está presente em diversas culturas ao redor do mundo, e como cada cultura tem suas próprias tradições musicais. O professor pode compartilhar uma curiosidade, como o fato de que alguns animais também fazem música, como as aves que cantam.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor pode começar a aula revendo conceitos básicos que as crianças já aprenderam, como ritmo e melodia, por meio de uma atividade lúdica que envolva imitar sons de instrumentos ou clapping. Esta revisão pode ser feita com jogos simples onde as crianças batem palmas para seguir o ritmo.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor deve explicar a teoria básica sobre os sons e os ritmos. Isso pode incluir a diferenciação entre sons graves e agudos, e a exploração do conceito de silêncio na música. O uso de visualizações, como gráficos de ondas sonoras ou a prática de diferenciá-los através de diversos instrumentos, pode facilitar a compreensão.

Durante essa parte da aula, o professor deve fazer perguntas para manter as crianças engajadas, como “Qual som você acha que um tambor faz?” ou “O que acontece quando um som é bem alto?”.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Brincadeira de sons
O professor irá distribuir instrumentos musicais simples, como maracas, pandeiros e sinos. As crianças devem experimentar cada instrumento e, em seguida, formar grupos onde irão criar uma pequena apresentação musical, escolhendo os sons que mais gostam.

Atividade 2: Dança do Silêncio
O professor tocará uma música e as crianças dançarão livremente. Quando a música parar, elas devem ficar em silêncio e congelar na posição que estão. Essa atividade incentiva a consciência do ritmo e ajuda a entender a importância do silêncio na música.

Essas atividades práticas ajudam as crianças a vivenciar a musicalização de maneira lúdica, contribuindo para a criação de memórias afetivas ligadas à música.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve convidar as crianças a compartilhar suas experiências. Algumas perguntas podem incluir: “Qual instrumento você mais gostou de tocar?” ou “Como você se sentiu durante a dança?”. O objetivo é verificar se as crianças puderam compreender a relação entre os sons e os ritmos.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir para as crianças desenharem o seu instrumento favorito ou uma dança que fizeram, e compartilhar com a turma. Isso permite ao professor ter um retorno visual sobre os interesses e aprendizagens dos alunos.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Os alunos devem ser incentivados a identificar uma canção que gostam e, em casa, fazer uma pequena apresentação para seus familiares, contando um pouco sobre a música e o que mais gostaram na aula de musicalização.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais pontos discutidos, reforçando a importância da música na vida das crianças e suas emoções. O professor pode lembrar que a música é um meio poderoso de se expressar e se conectar com os outros.

Em seguida, o professor pode sugerir que as crianças continuem explorando o mundo da música em suas casas, ouvindo diferentes estilos e experimentando produzir sons com objetos do dia a dia.

Por fim, o professor deve destacar a relevância da musicalização não apenas como uma atividade divertida, mas como uma forma de desenvolver habilidades importantes, como a criatividade, a concentração e a socialização. O professor pode encorajar as crianças a se tornarem pequenas músicos todos os dias, trazendo a magia da música para suas vidas.

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