Plano de aula: poema – Leilão de Jardim – educação infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Poema – Leilão de Jardim

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Fomentar a apreciação da literatura através do poema “Leilão de Jardim”, estimulando a imaginação e a sensibilidade estética das crianças.
– Desenvolver a capacidade de interpretação de textos poéticos, incentivando os alunos a expressar seus sentimentos e emoções em relação à obra.
– Promover a valorização do ambiente natural e da biodiversidade, instigando a curiosidade sobre as plantas e os animais mencionados no poema.

1.2. Secondary objectives:

– Estimular a criatividade dos alunos na produção de seus próprios poemas sobre jardinagem e natureza.
– Incentivar a expressão oral e a comunicação entre os alunos através de atividades em grupo, como dramatizações e leituras compartilhadas.
– Introduzir conceitos básicos de rima e métrica, incentivando o reconhecimento dos sons e ritmos da poesia.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor inicia a aula apresentando o poema “Leilão de Jardim”, explicando que irá trabalhar com as rimas, sons e imagens produzidas pelo texto. Em seguida, ele faz perguntas para provocar a curiosidade da turma, como: “O que é um leilão?”, “Como podemos eleger as plantas que queremos para o nosso jardim?”.

Para contextualizar o tema, o professor pode falar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e como os jardins contribuem para a biodiversidade e a qualidade de vida. Curiosidades sobre plantas e jardins, como a existência de flores raras ou a importância das abelhas, podem ser mencionadas para prender a atenção das crianças.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar a aula revisando os conceitos discutidos em aulas anteriores envolvendo texto e poesia. Uma breve discussão sobre o que os alunos já conhecem de poesia e como as palavras podem nos fazer sentir diferentes emoções ajudará a aquecer a atividade atual.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Depois, o professor apresenta o poema “Leilão de Jardim”, lendo-o em voz alta e incentivando os alunos a acompanharem. Em seguida, ele discute as imagens, as emoções que o poema evoca e os elementos da natureza presentes no texto.

O professor pode ensinar sobre rimas e aliterações, destacando como essas características tornam a poesia mais divertida e musical. Ele deve também convidar os alunos a compartilharem suas interpretações pessoais, o que permitirá uma troca rica de ideias entre eles.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de um Jardim Poético
Os alunos serão divididos em grupos e receberão naipes de papel cortados em forma de flores e folhas. Cada grupo deverá criar um “jardim” colando as flores em um cartaz e escrevendo uma pequena estrofe sobre cada planta escolhida. Eles podem usar rimas e descrição, levando em consideração o que aprenderam com o poema.

Atividade 2: Dramatização do Leilão
Os alunos serão convidados a fazer uma dramatização do “Leilão de Jardim”. Eles poderiam “leiloar” as plantas, representando a criatividade e entusiasmo dentro da narrativa. Os alunos deverão se turnar, apresentando suas “ofertas” e reações como se estivessem em um leilão. Essa atividade permitirá a expressão pessoal e a colaboração.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisita os principais pontos discutidos durante a aula. Ele pode fazer perguntas como: “Qual foi a sua parte favorita do poema?” e “O que você sentiu ao criar seu próprio poema sobre o jardim?” Essas perguntas ajudarão a conectar a teoria com as experiências práticas.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos compartilhem uma frase sobre o que aprenderam ou o que mais gostaram de fazer na aula. Eles podem escrever em um pedaço de papel e compartilhar com a turma. Isso permitirá que o professor avalie a eficácia da aula e identifique áreas para melhorar.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a observar um jardim ou um espaço verde em sua vizinhança e a escrever um pequeno poema ou criar um desenho inspirado nas plantas que encontrarem. Isso permitirá que eles apliquem a experiência aprendida em sala de aula fora dela.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor faz um resumo das atividades e destaca a importância da poesia como uma forma de expressar sentimentos sobre a natureza e o mundo ao nosso redor. Ele pode enfatizar que aprender poesia também nos ensina a valorizar a beleza à nossa volta, assim como as plantas e o ambiente.

O professor pode sugerir books de poesia para crianças e discutir possíveis autores que trabalham com temas de natureza, motivando a turma a explorar mais sobre o assunto. Por fim, reforça que cada um deles pode ser um pequeno “Jardineiro Literário”, cultivando palavras e ideias para criar um mundo mais bonito e sensível.

Rate this post

Leave a Comment