Plano de aula: português – 5º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Desenvolver a habilidade de produção de textos narrativos e descritivos, enfatizando a estrutura e os elementos-textuais necessários.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da escrita, permitindo que expressem suas ideias de forma clara e coesa.
  • Promover a capacidade de revisão e edição de textos, ressaltando a importância de aprimorar a escrita por meio da autoavaliação e feedback entre colegas.

1.2. Secondary objectives:

  • Fomentar o trabalho em grupo, incentivando a colaboração e a troca de ideias durante o processo de criação textual.
  • Estimular habilidades de leitura crítica, onde os alunos praticarão a análise de textos de outros colegas e identificarão pontos fortes e áreas de melhoria.
  • Conectar a produção textual com a realidade dos alunos, levando-os a refletir sobre o seu cotidiano e as experiências que podem servir como base para suas histórias.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

No início da aula, o professor deve relembrar os conceitos abordados em aulas anteriores sobre o que caracteriza um bom texto. Isso inclui a identificação da ideia central, a organização em parágrafos e a utilização de linguagem apropriada ao público-alvo.

O professor pode, então, apresentar um pequeno conto ou uma crônica, destacando os elementos que compõem a narrativa, como personagens, enredo e ambiente. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode fazer perguntas do tipo: “Qual foi a parte mais interessante da história?” ou “Como você descreveria o personagem principal?”.

Além disso, é importante explicar a relevância da produção textual em suas vidas, destacando como essa habilidade é essencial para a comunicação em diversas situações do dia a dia, como em redes sociais, trabalhos escolares e até mesmo na interação com amigos e família.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve iniciar revisando os conceitos sobre narrativa, personagens, enredo e ambiente. Uma forma de fazer isso é promovendo uma discussão em grupo onde os alunos compartilham suas histórias favoritas e identificam os elementos narrativos presentes nelas.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve explicar as etapas da produção de um texto narrativo, desde a ideia inicial até a revisão final. Além disso, apresentar exemplos de estruturas narrativas, como o início, meio e fim, ajudará os alunos a entender como organizar suas histórias.

Os alunos devem ser incentivados a participar ativamente, fazendo perguntas e contribuindo com suas próprias experiências sobre contos e narrativas que já leram.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de uma história em grupo

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma história em conjunto. Cada grupo receberá um cartão com um enredo inicial, e deverão desenvolver a trama, adicionar personagens e descrever o ambiente. Ao final, cada grupo apresentará sua história para a classe.

Atividade 2: Oficina de revisão de textos

Após a criação das histórias, cada grupo trocará seu texto com outro grupo. Os alunos deverão ler o texto do colega e fazer comentários construtivos, apontando os aspectos que gostaram e sugerindo melhorias. Essa atividade promove a habilidade de leitura crítica e o trabalho colaborativo.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor reunirá a turma para discutir o que aprenderam sobre a produção de texto. Perguntas como “Quais desafios vocês encontraram durante a criação da história?” ou “O que vocês aprenderam com a leitura dos textos dos colegas?” ajudarão a relembrar os conceitos abordados.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pedirá que os alunos escrevam, brevemente, suas opiniões sobre a aula. Perguntas como “Qual foi a parte mais fácil e mais desafiadora do processo de escrita?” ou “O que você gostaria de aprender mais sobre produção de texto?” ajudarão a identificar áreas de melhoria para futuras aulas.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para completar, o professor sugerirá que os alunos escrevam uma história curta em casa, usando os elementos discutidos na aula. Eles deverão trazer a história para a próxima aula, onde terão a oportunidade de compartilhar suas criações e receber feedback.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Ao final da aula, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos sobre a produção de texto, ressaltando a importância da estrutura narrativa e da revisão. Além disso, o professor reforçará como a habilidade de escrever bem impacta a comunicação em diversas áreas da vida dos alunos.

Para complementar, o professor poderá recomendar books com boas narrativas que os alunos podem ler em casa, incentivando, assim, o hábito da leitura. Exemplos como “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, e “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, podem ser mencionados.

Finalmente, o professor lembrará os alunos de que a prática de escrever é gradual, e cada um possui sua própria voz e estilo. Os encorajará a sempre buscar aprimorar sua escrita, pois essa é uma habilidade valiosa ao longo da vida.

Rate this post

Leave a Comment