Plano de aula: educação física

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula de Atividades Físicas e Saúde

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:
– Promover a conscientização sobre a importância da atividade física regular para a saúde e bem-estar.
– Desenvolver habilidades motoras e de trabalho em equipe através da prática de diferentes modalidades esportivas.
– Incentivar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, fazendo conexões com a saúde mental e física.

1.2. Secondary objectives:
– Fomentar a prática da atividade física como uma forma de inclusão social e desenvolvimento de valores como respeito, disciplina e cooperação.
– Estimular a criatividade na elaboração de jogos e atividades físicas, permitindo aos alunos a exploração de diferentes formas de movimento.
– Fortalecer a comunicação entre os alunos, não só no contexto das atividades em grupo, mas também na troca de ideias sobre saúde e bem-estar.
– Proporcionar um espaço seguro para a expressão de sentimentos e experiências relacionadas à atividade física e à saúde.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor inicia a aula relembrando os conceitos discutidos em aulas anteriores sobre “Estilos de Vida Saudáveis”. O objetivo é garantir que todos os alunos estejam alinhados e tenham a base necessária para entender a aula de hoje.

Em seguida, o professor apresenta uma pergunta instigante: “Como você se sente após a prática de atividades físicas?” A partir dessa questão, busca-se promover um diálogo aberto sobre as experiências dos alunos e como essas atividades impactam suas vidas.

O professor contextualiza a importância do assunto, destacando que a prática regular de atividades físicas contribui não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental, além de prevenir doenças crônicas. Para despertar o interesse, pode compartilhar curiosidades, como a relação entre atividade física e a liberação de endorfinas, hormônios que fazem nos sentirmos bem.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor revisa os conceitos-chave abordados anteriormente, como os benefícios da atividade física, a importância da alimentação saudável e os efeitos do sedentarismo. Essa revisão pode ser feita através de uma dinâmica de perguntas e respostas, onde os alunos compartilham o que lembram.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor apresenta a teoria necessária sobre a relação entre atividade física, saúde e bem-estar, explicando os benefícios físicos e mentais da prática regular de exercícios. Explica também sobre a recomendação de atividades diárias e como elas variam de acordo com a faixa etária e as necessidades individuais.

Durante essa apresentação, é importante promover a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas e estimulando discussões sobre suas experiências em relação à atividade física e sua percepção sobre a saúde.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Circuito de atividades físicas
Criar um circuito dentro da sala ou do pátio, com diferentes estações (exemplo: pular corda, abdominais, corrida no lugar, alongamento). Os alunos serão divididos em grupos e passarão por cada estação, realizando os exercícios propostos.

Esta atividade permite que os alunos experimentem diferentes formas de atividade física, promovendo o movimento e o trabalho em equipe.

Atividade 2: Criação de um jogo coletivo
Dividir os alunos em grupos para que eles criem um jogo que envolva movimento, utilizando regras variadas. Cada grupo deve apresentar o jogo e explicar as regras para os demais.

Essas atividades práticas ajudam os alunos a aplicar o conhecimento teórico em situações físicas, fortalecendo habilidades como o trabalho em grupo e a criatividade, além de promover a diversão.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar com os alunos o que foi aprendido. Pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências durante o circuito e o jogo criado, questionando: “Qual foi a atividade que mais gostaram e por quê?” e “Como se sentiram ao realizar as atividades em grupo?”

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pede que os alunos escrevam em um papel suas respostas às perguntas:
– O que aprenderam sobre atividades físicas e saúde hoje?
– Há algo que não entenderam ou gostariam de discutir mais?

Essa atividade permite ao professor avaliar o entendimento e detectar áreas que precisam de mais atenção em aulas futuras.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor sugere aos alunos que realizem 30 minutos de atividade física fora da escola e anotem como se sentiram antes e depois da prática. Podem ainda pesquisar sobre um atleta que admire e trazer informações sobre como essa pessoa mantém um estilo de vida saudável.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor recapitula os principais pontos discutidos sobre a importância da atividade física para a saúde e bem-estar, ressaltando os benefícios para a saúde mental e física.

O professor enfatiza como as atividades realizadas ajudaram a aplicar a teoria de forma prática e divertida, mostrando que a atividade física pode ser um prazer e não apenas uma obrigação.

Sugestões de leitura ou recursos adicionais sobre saúde e atividade física podem ser compartilhadas, como sites de verificação de atividades físicas ou books que abordem alimentação saudável e exercícios.

Por fim, reforça a importância de integrar a prática de atividades físicas no dia a dia, enfatizando que cada aluno pode fazer a diferença na sua saúde através de escolhas conscientes e movimentos simples, lembrando que pequenos passos podem levar a grandes mudanças na qualidade de vida.

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