Plano de aula: história

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender os principais eventos e transformações sociais, econômicas e culturais que ocorreram durante a Revolução Industrial.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre a relação entre inovação tecnológica e suas consequências na sociedade.
  • Refletir sobre como a Revolução Industrial influenciou a vida cotidiana e as condições de trabalho nas sociedades contemporâneas.

1.2. Secondary objectives:

  • Fomentar a colaboração entre alunos ao discutir grupos de trabalho e suas demandas em um contexto histórico.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da elaboração de projetos que discutam os impactos da Revolução Industrial em diferentes países.
  • Promover habilidades de comunicação através da apresentação de ideias sobre como a Revolução Industrial moldou o mundo moderno.
  • Permitir que os alunos relacionem os conceitos aprendidos com outras disciplinas como Geografia e Sociologia.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, incentivando os alunos a buscarem informações sobre inovações da época e suas consequências.
  • Cultivar a capacidade crítica dos alunos, promovendo discussões sobre os legados e desafios da modernidade herdados da Revolução Industrial.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve fazer uma revisão rápida sobre a Idade Moderna, abordando os avanços tecnológicos já discutidos nas aulas anteriores. Isso garantirá que todos os alunos estejam na mesma sintonia e compreendam a continuidade histórica.

Em seguida, o professor deve apresentar duas provocações: “Quais inovações marcaram o início da Revolução Industrial?” e “Como essas inovações impactaram a sociedade e a economia da época?” Essas perguntas servirão como um ponto de partida para a discussão.

O professor deve então contextualizar a importância da Revolução Industrial na formação do mundo contemporâneo, comentando sobre a transição do rural para o urbano, a massificação da produção e as mudanças nas condições de trabalho. Exemplos como a introdução da máquina a vapor e a manufatura em larga escala podem ser citados.

Para engajar os alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a Revolução Industrial, como a criação das cidades industriais e as condições de vida dos operários. Fatos intrigantes, como o crescimento explosivo de cidades como Manchester, poderão despertar a curiosidade dos estudantes.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia revisando os conceitos chave discutidos em aulas anteriores, como a Era Modernista e suas inovações, por meio de um bate-papo ou quiz interativo sobre acontecimentos e mudanças sociais.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor então expõe os principais eventos da Revolução Industrial, abordando suas causas e consequências. A relação entre avanços tecnológicos e suas implicações sociais deve ser enfatizada, assim como as condições de trabalho nas fábricas e o surgimento de novas classes sociais.

Durante esta apresentação, o professor deve incentivar a participação dos alunos, promovendo perguntas e discussões sobre a relevância histórica da Revolução Industrial e suas consequências modernas, como a urbanização e a luta por direitos trabalhistas.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Debates sobre inovações e impactos

Dividir a turma em grupos, onde cada um representará uma inovação específica da Revolução Industrial, como a máquina a vapor, o tear mecânico ou a locomotiva. Cada grupo deve discutir e apresentar como sua inovação mudou a produção e a sociedade.

Atividade 2: Criação de uma linha do tempo

Os alunos, em grupos, devem criar uma linha do tempo das principais etapas da Revolução Industrial, incluindo datas, eventos, inovações e suas consequências sociais. O uso de recursos multimídia como fotos e vídeos pode ser incentivado para enriquecer a apresentação.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor conduz uma discussão, pedindo aos alunos que compartilhem suas experiências e conclusões sobre as inovações que pesquisaram e as implicações sociais que discutiram.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos devem escrever brevemente em um papel um dos conceitos que acharam mais interessantes e levantar questões que não foram abordadas durante a aula. Este feedback será útil para avaliar a efetividade da aula e áreas que necessitam mais aprofundamento.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve solicitar aos alunos que escrevam um pequeno ensaio ou um diário sobre como a Revolução Industrial poderia impactar suas vidas se ocorresse hoje. Isso permitirá que os alunos reflitam sobre a relevância do tema e como ele influencia o presente.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, reforçando a compreensão dos eventos e consequências da Revolução Industrial. Conectar esses pontos à vida cotidiana contemporânea é fundamental para mostrar a relevância duradoura desse período histórico.

O professor também pode sugerir materiais adicionais para estudo, como documentários e textos que abordem a Revolução Industrial e seus impactos, além de reforçar que a reflexão crítica sobre a história é essencial para compreender o presente e moldar o futuro.

Por fim, o professor deve lembrar aos alunos que todos têm um papel na sociedade moderna e que a história pode nos ensinar muito sobre nossas responsabilidades atuais e futuras.

Rate this post

Leave a Comment