Plano de aula: As Grandes Navegações
- Goals
Time estimate: <10 - 15 minutos>
- Main objectives:
- Proporcionar uma compreensão profunda sobre as grandes navegações, suas causas e consequências no contexto histórico.
- Desenvolver habilidades de análise crítica nos alunos, permitindo que eles interpretem como as navegações influenciaram o mundo moderno.
- Incutir nos alunos a importância do patrimônio histórico e cultural que resulta das interações entre diferentes civilizações durante o período das grandes navegações.
- Secondary objectives:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história, incentivando a pesquisa e o uso de diferentes fontes.
- Promover o trabalho em equipe, ao realizar atividades que exijam colaboração entre os alunos.
- Fomentar habilidades de comunicação, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões sobre as grandes navegações.
- Encorajar os alunos a relacionar os eventos históricos das grandes navegações com questões contemporâneas, como interculturalidade e globalização.
- Main objectives:
- Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>
O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos abordados em aulas anteriores sobre a Idade Média, preparando os alunos para a transição para a Idade Moderna.
Em seguida, o professor pode apresentar duas perguntas provocativas: “Quais fatores motivaram as pessoas a navegar por mares desconhecidos?” e “Como as grandes navegações transformaram o comércio e a economia mundial?”.
É fundamental contextualizar a relevância das grandes navegações, destacando como esse período foi crucial para a formação do mundo contemporâneo, promovendo a troca de culturas, ideias e produtos.
Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como a variedade de produtos que foram trazidos para a Europa, como especiarias, e como essas intercâmbios moldaram os hábitos alimentares e culturais até hoje.
- Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>
- Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>
O professor pode revisar os conhecimentos prévios, questionando os alunos sobre o que lembram da Idade Média e como isso se relaciona com as transformações que ocorrerão com as grandes navegações. Um quiz interativo pode ser um bom recurso para engajar os alunos.
- Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>
O professor deve apresentar a teoria sobre as causas e as consequências das grandes navegações. É importante explorar a busca por novas rotas comerciais, o desejo de expandir territórios, e o impacto sobre as populações indígenas e o intercâmbio cultural.
Durante a apresentação, o professor pode utilizar mapas e imagens das nações envolvidas, promovendo interações entre os alunos sempre que possível.
- Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Mapa da Descoberta
Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa ilustrativo das grandes navegações. Eles deverão identificar as rotas feitas por diferentes navegadores, as terras descobertas e as consequências dessas expedições. Materiais incluem papel, lápis e canetinhas.
Atividade 2: Debate sobre Impactos
O professor divide a turma em dois grupos: um que defenderá os impactos positivos das grandes navegações e outro que levantará os impactos negativos. Os alunos devem pesquisá-las e preparar seus argumentos. O debate deve ser moderado pelo professor para garantir que todos tenham a chance de se expressar.
- Review of previous knowledge
- Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>
- Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve realizar um breve resumo com os alunos, debatendo o que aprenderam sobre as causas e os impactos das grandes navegações. Ele pode fazer perguntas como: “Que descobertas marcaram este período?” e “Como você acha que essas navegações mudaram a nossa história?”.
- Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>
O professor pode pedir que cada aluno escreva, de forma anônima, o que mais gostou na aula e o que ainda gostaria de entender melhor. Essa prática permitirá coletar impressões sobre as atividades e ajustar o conteúdo de aulas futuras.
- Learning Check
- Homework
Time estimate: <5 minutos>
Para a tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos escrevam um pequeno resumo sobre um navegador famoso e sua contribuição para as grandes navegações. Além disso, devem trazer para a próxima aula três curiosidades sobre os impactos das grandes navegações.
- Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>
Para finalizar a aula, o professor deve recapitular os principais pontos, destacando a importância das grandes navegações na formação do mundo moderno. É relevante reafirmar a conexão histórica entre as culturas e como esse período continua a influenciar a interação global atual, além de suas implicações para o comércio e para a colonização.
O professor pode também sugerir materiais complementares, como livros e documentários que abordem de forma mais profunda o tema das grandes navegações.
Encerre reforçando que entender esse aspecto da história é crucial para que os alunos tenham uma visão crítica do mundo em que vivem e reconheçam a importância de diferentes culturas, promovendo um sentimento de curiosidade e respeito pela diversidade.