Plano de aula: revisão de ciências

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Revisar e solidificar conceitos fundamentais abordados em aulas anteriores de ciências, como o ciclo da água, fotossíntese, e ecossistemas.
  • Estimular a curiosidade dos alunos sobre o funcionamento dos sistemas naturais e a importância da ciência na compreensão do mundo ao nosso redor.
  • Fomentar a habilidade de observação e análise crítica, levando os alunos a relacionar teorias científicas com suas experiências do cotidiano.

1.2. Secondary objectives:

  • Promover atividades que incentivem o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação ao articular conhecimentos científicos, tanto oralmente quanto por escrito.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem que valorize a exploração prática por meio de experimentos simples e observações diretas.
  • Incorporar a interdisciplinaridade, mostrando como a ciência está interligada a outros campos do conhecimento e à vida cotidiana.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor inicia a aula convidando os alunos a compartilharem o que lembram sobre os conteúdos discutidos nas aulas anteriores, como o ciclo da água e a fotossíntese.

Após essa conversa inicial, o professor apresenta duas perguntas desafiadoras relacionadas ao aprendizado anterior: “Como a água é fundamental para a vida?” e “De que maneira a fotossíntese impacta nosso ecossistema?”

O professor então contextualiza a importância do tema, explicando que os conceitos de ciências são essenciais não apenas para entender a natureza, mas também para abordar questões como a preservação ambiental, a saúde e o progresso científico.

Para despertar o interesse, o professor pode compartilhar curiosidades intrigantes, como o fato de que uma única folha de uma árvore pode produzir até 100 gramas de oxigênio por ano, ou que existem organismos que podem sobreviver em ambientes extremos, ilustrando a diversidade da vida.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor revisa os conceitos-chave discutidos em aulas passadas por meio de um quiz interativo, onde os alunos respondem perguntas sobre os tópicos como do ciclo da água, ecossistemas e a importância dos seres produtores nos habitats.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor introduz a teoria sobre a interdependência dos seres vivos e a importância dos ecossistemas. Enfatiza a relação entre os ciclos naturais e como cada organismo desempenha um papel crucial nesse sistema.

Durante a apresentação, faz-se a conexão com exemplos do cotidiano, como o impacto da poluição nos ciclos naturais e a forma como pequenas ações podem afetar o meio ambiente.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Experimento do ciclo da água

Os alunos realizarão um experimento simples utilizando uma garrafinha, água e um filme plástico. Este experimento ajuda a visualizar o ciclo da água num ambiente controlado, permitindo observar a evaporação, condensação e precipitação.

Atividade 2: Criando um ecossistema em miniatura

Dando continuidade, os alunos formarão grupos para criar um pequeno ecossistema em garrafinhas, utilizando solo, plantas e pequenos animais (como insetos). Cada grupo observará como esses organismos interagem, discutindo a função de cada um de acordo com a teoria apresentada.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisita os conceitos aprendidos, pedindo que os grupos compartilhem suas observações. Questões como “O que você aprendeu sobre o ciclo da água?” e “Qual foi a função mais surpreendente que você observou no seu ecossistema?” incentivam a reflexão.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Em seguida, o professor solicita que os alunos escrevam rapidamente sobre o que acharam mais interessante na aula e se há algum conceito que ainda permanece confuso, ajudando a identificar pontos que precisam ser aprofundados em futuras aulas.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor designa uma série de exercícios para casa, onde os alunos deverão pesquisar mais sobre um ecossistema de sua escolha e apresentar suas descobertas na próxima aula, promovendo a exploração contínua do tema.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar, o professor faz um resumo dos principais pontos discutidos, relembrando a interdependência dos organismos e a importância da ciência para entender e proteger nosso planeta.

Reafirma a conexão entre a teoria e a prática, mostrando como as atividades de laboratório ajudaram na compreensão dos conceitos abordados.

O professor também indica materiais adicionais para aprofundar os estudos, como vídeos educativos sobre ecossistemas ou books que explorem mais sobre os ciclos naturais, reforçando que o conhecimento científico é relevante para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Por fim, enfatiza que todos são parte desse sistema biológico e têm um papel a desempenhar na preservação e respeito à natureza, incentivando um pensamento crítico e responsável nas escolhas diárias.

Essa aula se alinha aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando aborda a prática de ciências como meio para promover a compreensão e a análise crítica da realidade, desenvolvendo habilidades necessárias para lidar com os desafios do século XXI.

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