1. Objectives
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Main objectives:
- Desenvolver uma compreensão dos conceitos de paisagem e espaço geográfico, incluindo suas representações e significados.
- Fomentar a capacidade crítica dos alunos para analisar a relação entre as formas de ocupação do solo e suas consequências socioambientais.
- Conscientizar os alunos sobre a importância da análise geográfica para a formação de uma cidadania ativa e responsável.
1.2. Secondary objectives:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por temas de geografia contemporânea, como urbanização e sustentabilidade.
- Promover o trabalho em grupo, valorizando a troca de ideias e a diversidade de perspectivas.
- Desenvolver habilidades de comunicação para que os alunos possam expor suas ideias sobre geografia de forma clara e argumentativa.
- Encaminhar os alunos a planejarem ações que contribuam para a melhoria do espaço em que vivem.
2. Introduction
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
No início da aula, o professor deve retomar o conceito de espaço geográfico discutido em aulas anteriores, para garantir que todos estejam alinhados e preparados para a nova temática.
O professor pode introduzir duas perguntas norteadoras como: “Quais são os fatores que influenciam a ocupação do espaço urbano?” e “Como a urbanização pode impactar o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade?”.
Para contextualizar a aula, o professor deve ressaltar a importância do tema da urbanização no mundo contemporâneo, mencionando as tendências de crescimento das cidades e os desafios que isso representa, como a mobilidade, a oferta de serviços e os problemas ambientais.
Para incitar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar dados sobre o crescimento urbano global, como o fato de que, até 2050, mais de 68% da população mundial viverá em áreas urbanas, conforme a ONU.
3. Development
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor inicia revisando conceitos como espaço geográfico, paisagem, urbanização e sua relação com a sociedade e o meio ambiente, através de questionamentos rápidos ou um debate de grupo.
3.2. Presentation of the theory
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor apresentará a teoria sobre os processos de urbanização, destacando como esses processos se relacionam com a formação da paisagem urbana e os principais desafios enfrentados nas cidades contemporâneas, como a ocupação desordenada, a desigualdade social e os problemas ambientais. É fundamental que o professor faça conexões com a realidade dos alunos, usando exemplos locais. Durante a explicação, incentivar a participação dos alunos é essencial, levantando discussões e perguntas.
3.3. Practical activities
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Mapa da cidade ideal
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa representando a cidade ideal, levando em consideração aspectos como áreas verdes, transporte público, habitação e comércio. Os materiais incluem papel, canetas e revistas para colagem. Ao final, cada grupo apresentará seu mapa, explicando as escolhas realizadas.
Atividade 2: Discussão sobre problemas urbanos
Os alunos serão convidados a discutir em grupo um problema urbano encontrado em sua cidade, explorando suas causas e possíveis soluções. Os grupos devem registrar suas ideias em um quadro e, em seguida, apresentar para o restante da turma.
4. Return
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Learning Check
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, o professor deve rever o aprendizado. Ele pode solicitar que cada grupo compartilhe um ponto importante discutido em sua apresentação. Além de perguntas como: “Qual a questão urbana mais impactante que você discutiu?” para conectar as atividades práticas com a teoria abordada.
4.2. Student feedback
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
O professor pode pedir que os alunos escrevam em um papel, durante um minuto, suas reflexões sobre a aula. Exemplos de perguntas: “O que você aprendeu sobre urbanização hoje?” e “Quais dúvidas ainda possui?” Essa atividade oferece ao professor uma visão da compreensão dos alunos e possíveis lacunas a serem abordadas.
5. Homework
Estimativa de tempo: <5 minutos>
O professor sugerirá uma pesquisa sobre uma cidade famosa que enfrenta problemas de urbanização, para que os alunos a apresentem na próxima aula. Essa tarefa deve desafiar os alunos a aplicar o que aprendemos durante a aula.
6. Conclusion
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre urbanização e paisagens urbanas, reforçando a relação com a qualidade de vida e os desafios socioambientais. O professor deve destacar exemplos práticos dos conceitos abordados, mencionando a importância da análise geográfica no cotidiano. Para finalizar, recomenda-se a leitura de materiais complementares, como artigos ou documentários sobre urbanização sustentável, e encorajar os alunos a refletirem sobre seu papel em suas comunidades e ações que podem tomar para melhorar o espaço em que vivem.