Plano de aula: geografia – 1º ano – Ensino Médio

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Desenvolver uma compreensão dos conceitos de paisagem e espaço geográfico, incluindo suas representações e significados.
  • Fomentar a capacidade crítica dos alunos para analisar a relação entre as formas de ocupação do solo e suas consequências socioambientais.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da análise geográfica para a formação de uma cidadania ativa e responsável.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por temas de geografia contemporânea, como urbanização e sustentabilidade.
  • Promover o trabalho em grupo, valorizando a troca de ideias e a diversidade de perspectivas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação para que os alunos possam expor suas ideias sobre geografia de forma clara e argumentativa.
  • Encaminhar os alunos a planejarem ações que contribuam para a melhoria do espaço em que vivem.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

No início da aula, o professor deve retomar o conceito de espaço geográfico discutido em aulas anteriores, para garantir que todos estejam alinhados e preparados para a nova temática.

O professor pode introduzir duas perguntas norteadoras como: “Quais são os fatores que influenciam a ocupação do espaço urbano?” e “Como a urbanização pode impactar o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade?”.

Para contextualizar a aula, o professor deve ressaltar a importância do tema da urbanização no mundo contemporâneo, mencionando as tendências de crescimento das cidades e os desafios que isso representa, como a mobilidade, a oferta de serviços e os problemas ambientais.

Para incitar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar dados sobre o crescimento urbano global, como o fato de que, até 2050, mais de 68% da população mundial viverá em áreas urbanas, conforme a ONU.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia revisando conceitos como espaço geográfico, paisagem, urbanização e sua relação com a sociedade e o meio ambiente, através de questionamentos rápidos ou um debate de grupo.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor apresentará a teoria sobre os processos de urbanização, destacando como esses processos se relacionam com a formação da paisagem urbana e os principais desafios enfrentados nas cidades contemporâneas, como a ocupação desordenada, a desigualdade social e os problemas ambientais. É fundamental que o professor faça conexões com a realidade dos alunos, usando exemplos locais. Durante a explicação, incentivar a participação dos alunos é essencial, levantando discussões e perguntas.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Mapa da cidade ideal

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa representando a cidade ideal, levando em consideração aspectos como áreas verdes, transporte público, habitação e comércio. Os materiais incluem papel, canetas e revistas para colagem. Ao final, cada grupo apresentará seu mapa, explicando as escolhas realizadas.

Atividade 2: Discussão sobre problemas urbanos

Os alunos serão convidados a discutir em grupo um problema urbano encontrado em sua cidade, explorando suas causas e possíveis soluções. Os grupos devem registrar suas ideias em um quadro e, em seguida, apresentar para o restante da turma.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve rever o aprendizado. Ele pode solicitar que cada grupo compartilhe um ponto importante discutido em sua apresentação. Além de perguntas como: “Qual a questão urbana mais impactante que você discutiu?” para conectar as atividades práticas com a teoria abordada.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos escrevam em um papel, durante um minuto, suas reflexões sobre a aula. Exemplos de perguntas: “O que você aprendeu sobre urbanização hoje?” e “Quais dúvidas ainda possui?” Essa atividade oferece ao professor uma visão da compreensão dos alunos e possíveis lacunas a serem abordadas.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor sugerirá uma pesquisa sobre uma cidade famosa que enfrenta problemas de urbanização, para que os alunos a apresentem na próxima aula. Essa tarefa deve desafiar os alunos a aplicar o que aprendemos durante a aula.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre urbanização e paisagens urbanas, reforçando a relação com a qualidade de vida e os desafios socioambientais. O professor deve destacar exemplos práticos dos conceitos abordados, mencionando a importância da análise geográfica no cotidiano. Para finalizar, recomenda-se a leitura de materiais complementares, como artigos ou documentários sobre urbanização sustentável, e encorajar os alunos a refletirem sobre seu papel em suas comunidades e ações que podem tomar para melhorar o espaço em que vivem.

Rate this post

Leave a Comment