quantidade

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

  1. Goals

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Proporcionar uma compreensão sólida dos conceitos de quantidade, abrangendo noções de percepção numérica, contagem e comparação.

Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas, permitindo que os alunos analisem e interpretem dados quantitativos em diferentes contextos.

Fomentar a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de quantidade em situações do dia a dia, promovendo um entendimento prático e funcional da matemática.

1.2. Secondary objectives:

Estimular a criatividade dos alunos ao utilizarem a matemática em atividades práticas e lúdicas.

Promover a colaboração e o trabalho em equipe através de jogos e desafios que envolvam a manipulação de quantidades.

Aprimorar as habilidades de comunicação dos alunos, incentivando-os a explicar e justificar seus raciocínios matemáticos.

Integrar o tema quantidade com outras disciplinas, ressaltando a interdisciplinaridade do conhecimento matemático.

Incentivar um olhar crítico sobre a informação quantitativa que circula na sociedade, estimulando a análise de gráficos, tabelas e dados.

Desenvolver um olhar investigativo nos alunos, encorajando-os a buscar padrões e formulações em situações que envolvam quantidade.

  1. Introduction

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos de números e contagem abordados em aulas anteriores, assegurando que os alunos estejam familiarizados com a base matemática necessária para a aula atual sobre quantidade.

Em seguida, o professor deve apresentar situações práticas que envolvam a percepção de quantidade: "Quantas maçãs você vê na mesa?" e "Como você saberia quantos alunos estão na sala?". Essas perguntas funcionarão como um convite à reflexão e discussão sobre a importância de compreender e quantificar o mundo ao nosso redor.

O professor pode contextualizar a importância do tema, explicando que a compreensão da quantidade não é apenas um conceito abstrato, mas influencia diretamente nossas tarefas diárias, como fazer compras e dividir receitas. Além disso, pode compartilhar exemplos da vida diária, como a quantidade de alimentos em porções, que as crianças precisam aprender a medir para preparar suas refeições.

Por fim, para despertar o interesse dos alunos, o professor pode mencionar curiosidades sobre matemática no cotidiano, como os locais mais Visitados devido a quantidade de recursos naturais, ou como o conceito de porcentagem é usado nas promoções de lojas.

  1. Development

    Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve começar revisando conceitos-principais sobre números e contagem, abordando como representamos quantidades em diferentes formas. Isso pode ser feito por meio de um quiz rápido ou permitindo que os alunos compartilhem o que lembram sobre o tema.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Seguindo a revisão, o professor deve apresentar a teoria sobre o conceito de quantidade, introduzindo as noções básicas de comparação, adição e subtração de quantidades. Você pode ressaltar a relação entre essas operações e dar exemplos práticos, como contar objetos, medir ingredientes para uma receita ou comparar alturas entre alunos.

Durante a exposição, é essencial promover a participação ativa dos alunos, estimulando-os a fazer perguntas e compartilhar suas experiências. O professor deve fazer conexões com exemplos do cotidiano, evidenciando a aplicação da quantidade em ações que realizamos diariamente.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de contagem

Os alunos ficarão em grupos e receberão uma caixa com diferentes objetos (botões, tampinhas, etc.). Com um cronômetro, cada grupo terá que contar o número total de itens e apresentar a quantidade correta à turma. Ao final, o grupo que contar corretamente e mais rápido ganha. Essa atividade permite que os alunos pratiquem a contagem de forma divertida e lúdica.

Atividade 2: Oficina de receitas

Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos e receberão uma receita simples para preparar (como um sanduíche ou uma salada de frutas). Eles devem medir a quantidade de cada ingrediente necessário e apresentar a receita para a turma, justificando a importância da precisão nas medições. Essa atividade conectará a teoria matemática com a prática culinária, mostrando a importância da quantidade em situações do dia a dia.

Essas atividades oferecem aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos de forma prática, além de promover habilidades de trabalho em grupo e comunicação.

  1. Return

    Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar os principais conceitos trabalhados na aula, solicitando que os grupos compartilhem suas experiências e desafios enfrentados nas atividades. Perguntas como: "Como você chegou ao resultado correto na contagem?" ou "Por que a medida exata dos ingredientes é importante?" são essenciais para conectar a teoria à prática.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

A seguir, o professor deve convidar os alunos a escreverem em um papel, durante um minuto, suas respostas para as perguntas:

Qual conceito de quantidade você achou mais interessante hoje?

Tem alguma parte que você gostaria de entender melhor?

Essas respostas ajudarão o professor a avaliar o efeito da aula e identificar possíveis dúvidas a serem abordadas nas próximas práticas.

  1. Homework

    Time estimate: <5 minutos>

O professor deve sugerir uma lista de exercícios relacionados a contagem e comparação de quantidades para que os alunos pratiquem em casa. Os exercícios devem reforçar os conceitos aprendidos e proporcionar uma oportunidade para os alunos aplicarem seus conhecimentos de maneira independente.

O professor deve enfatizar a importância de realizar as tarefas de casa e convidá-los a trazer suas dúvidas para a próxima aula.

  1. Conclusion

    Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre quantidade, enfatizando a importância da contagem, comparação e aplicação prática desses conceitos. Ele pode recapitular as atividades realizadas e como as experiências vivenciadas se conectam com o dia a dia dos alunos.

Além disso, o professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre matemática, como jogos de lógica matemáticos, books sobre conceitos básicos de matemática e sites interativos que oferecem desafios matemáticos.

Por fim, o professor deve ressaltar a importância da matemática e da compreensão de quantidades em todos os aspectos da vida, enfatizando que essas habilidades são essenciais não apenas para o desempenho escolar, mas também para a formação de cidadãos críticos e conscientes em uma sociedade que vive cada vez mais em um mundo orientado por números e dados.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo