Plano de aula: história – Ensino Médio

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender a perspectiva histórica da Revolução Industrial e seu impacto na sociedade e no meio ambiente.
  • Desenvolver um pensamento crítico sobre as mudanças sociais e econômicas provocadas no mundo moderno a partir da Revolução Industrial.
  • Refletir sobre a importância da Revolução Industrial para a configuração do mundo contemporâneo, explorando suas consequências positivas e negativas.

1.2. Secondary objectives:

  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre períodos históricos e suas influências.
  • Promover debates em grupo que valorizem a diversidade de ideias e análises sobre a Revolução Industrial.
  • Desenvolver habilidades de comunicação para expressar opiniões e argumentos sobre o tema em questão.
  • Incentivar a investigação do papel da Revolução Industrial na formação da sociedade de consumo atual.
  • Cultivar o interesse pela história como um campo contínuo de aprendizado e reflexão.

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Inicie a aula relembrando os contextos discutidos anteriormente sobre a Idade Moderna e as transformações sociais que ocorreram. Pergunte aos alunos quais mudanças eles acham que afetaram a sua vida atualmente e como isto pode estar relacionado com a Revolução Industrial.

Apresente duas situações-problema: “Como a Revolução Industrial mudou a vida das pessoas?” e “Quais foram os impactos ambientais causados por esse período?”.

Contextualize a relevância do tema, destacando a importância das inovações e o crescente ritmo de mudanças sociais e econômicas que moldaram a sociedade contemporânea. Cite exemplos de como as invenções da Revolução Industrial ainda impactam a vida diária, como a produção em massa e o crescimento das cidades.

Para despertar interesse, compartilhe curiosidades sobre a Revolução Industrial, como o impacto das máquinas a vapor no transporte e as condições de trabalho nas fábricas da época.

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Inicie a revisão perguntando o que os alunos lembram sobre as mudanças sociais discutidas nas aulas anteriores. Faça uma breve discussão sobre a transição de uma economia agrária para uma economia industrial.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Apresente a teoria necessária, explicando as principais características da Revolução Industrial, suas inovações tecnológicas e suas consequências sociais, econômicas e ambientais. Enfatize a desaceleração e o crescimento da população, a urbanização e a emergência de novas classes sociais.

Incentive a participação dos alunos cobrindo questões pertinentes e promovendo discussões sobre os impactos positivos e negativos da Revolução Industrial.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Debate sobre impactos

Divida a turma em grupos de discussão e atribua a cada grupo um aspecto específico da Revolução Industrial (políticas trabalhistas, urbanização, tecnologia, meio ambiente). Cada grupo debaterá o impacto positivo e negativo em seu tema e compartilhará suas conclusões com a classe.

Atividade 2: Linha do tempo da Revolução Industrial

Os alunos devem criar uma linha do tempo visual que represente os principais eventos, invenções e mudanças sociais ocorridas durante a Revolução Industrial. Eles podem pesquisar na internet e usar papel, canetas, e cartolina para a montagem.

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, promova uma votação na sala sobre o impacto da Revolução Industrial com perguntas como: “Qual foi o maior impacto social da Revolução?” e “Como as inovações tecnológicas mudaram a vida cotidiana?”.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Peça aos alunos que escrevam em um papel, durante um minuto, suas percepções sobre os tópicos discutidos, focando no que mais os surpreendeu e o que julgam ser importante para revisar em aulas futuras.

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Sugira aos alunos que escrevam uma redação investigativa sobre como a Revolução Industrial está presente em aspectos da cultura popular atual, como em músicas, filmes ou literatura.

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Finalize a aula resgatando os principais pontos discutidos e ressaltando a importância da Revolução Industrial na formação da sociedade atual. Reforce a conexão entre teorias históricas e seus impactos tangíveis.

Indique materiais adicionais para um entendimento mais profundo, como livros e documentários que tratam sobre a Revolução Industrial e sua influência nos dias atuais. Destaque que entender a história é essencial para compreender os desafios contemporâneos.

Encoraje os alunos a refletirem sobre seu papel diante das mudanças sociais e tecnológicas em andamento, ressaltando a importância do pensamento crítico e da responsabilidade histórica.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo