Plano de aula: artes – 3º ano fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula de Grafismo e Criatividade

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Estimular a criatividade dos alunos através da prática do grafismo, ensinando técnicas básicas de desenho e pintura.

Promover a expressão individual e a autoconfiança dos alunos, permitindo que eles compartilhem suas emoções e ideias por meio da arte.

Desenvolver habilidades motoras finas e coordenação ao trabalhar com diferentes materiais artísticos, como lápis, tintas e papéis variados.

1.2. Secondary objectives:

Fomentar o trabalho em equipe através de atividades artísticas em grupo, valorizando a colaboração.

Incentivar a apreciação estética, ajudando os alunos a reconhecer e discutir diferentes estilos e formas de arte.

Estimular o pensamento crítico ao analisar obras de arte, incluindo as criações dos próprios alunos.

Promover a conexão entre arte e outras disciplinas, como matemática e ciências, através de conceitos como simetria e formas geométricas.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor começará a aula relembrando as técnicas artísticas que foram discutidas nas aulas anteriores, como o uso de cores, formas e texturas. Isso ajudará a preparar os alunos para a nova atividade.

Em seguida, o professor pode apresentar uma obra de arte famosa ou uma ilustração de um artista contemporâneo, abordando a técnica utilizada e os sentimentos que a obra pode evocar. Essa discussão pode incluir perguntas como: “O que você sente ao olhar para esta obra?” e “Que técnicas você acha que o artista usou para criar essa sensação?”.

Para aguçar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a arte, como a origem de diferentes técnicas ou a história de um artista. Isso pode incentivar a curiosidade e a vontade dos alunos de explorar as artes.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve fazer uma breve recapitulação das técnicas e estilos artísticos que foram abordados em aulas anteriores, promovendo uma discussão em grupo para reforçar o aprendizado.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor vai introduzir a teoria necessária para a aula, explicando a importância do grafismo na arte e como pode ser usado para expressar sentimentos e ideias. Deve-se comentar sobre diferentes materiais e ferramentas artísticas, como lápis, canetas, aquarelas e tintas acrílicas, demonstrando como cada um pode ser utilizado.

Durante essa parte da aula, o professor incentivará os alunos a fazer perguntas e compartilhar suas próprias experiências anteriores com arte.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de um mural coletivo
Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um mural utilizando diferentes técnicas de grafismo, como colagem, pintura e desenho. Cada grupo escolherá um tema que represente suas emoções ou ideias sobre o mundo, permitindo que cada membro contribua com suas habilidades individuais.

Os materiais necessários para esta atividade incluem papéis grandes, tintas, pincéis, tesoura, revistas para recorte e cola. Ao final, cada grupo apresentará seu mural e explicará o significado por trás de suas escolhas artísticas.

Atividade 2: Desenho livre
Os alunos terão um tempo determinado para criar uma obra de arte individual utilizando os materiais de grafismo disponíveis. Esta é uma oportunidade para que os alunos expressem livremente sua criatividade sem um tema restrito.

Após a finalização, os alunos poderão compartilhar suas criações com a classe, incentivando a apreciação e o feedback construtivo entre colegas.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve promover um momento de discussão para que os alunos compartilhem o que aprenderam. Perguntas como: “Quais técnicas você utilizou em sua obra?” e “Como se sentiu ao trabalhar em grupo?” ajudarão a conectar a prática com a teoria.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escrevam rapidamente em um papel o que mais gostaram na aula e o que gostariam de aprender a seguir. Isso permitirá que o professor entenda a eficácia da aula e possa ajustar o planejamento das próximas atividades.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode sugerir que os alunos escolham um objeto em sua casa e façam um desenho ou pintura representando-o de maneira criativa. Além disso, eles podem pesquisar sobre um artista que admiram e trazer informações para a próxima aula.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor fará um resumo dos principais conceitos discutidos, ressaltando a importância do grafismo na expressão das emoções e ideias dos alunos. Ele destacará como a arte pode ser uma forma poderosa de comunicação.

O professor pode ainda sugerir recursos e materiais adicionais para que os alunos continuem explorando o tema da arte em casa, como books sobre técnicas de desenho, vídeos de tutoriais online ou exposições de arte locais que puderem visitar.

Por fim, o professor deve reforçar o valor da criatividade e de como cada aluno, independente de habilidade, tem algo único a expressar através da arte, incentivando-os a continuar praticando e desenvolvendo suas habilidades artísticas.

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