1. Objectives
1.1. Main objectives:
- Apresentar a música e a letra de “Pirulito” para que os alunos possam cantar e se divertir. (Habilidade 1)
- Estimular a coordenação motora e ritmo dos alunos através de movimentos corporais durante a música. (Habilidade 2)
- Desenvolver a percepção auditiva e musical dos alunos, identificando os diferentes sons e elementos da canção. (Habilidade 3)
1.2. Secondary objectives:
- Promover a socialização entre os alunos, incentivando a participação e interação em grupo. (Habilidade 4)
- Estimular a criatividade dos alunos, encorajando-os a criar novos movimentos ou versos para a música. (Habilidade 5)
- Integrar a música ao contexto escolar, relacionando-a com temas como cores, sabores e animais. (Habilidade 6)
2. Introduction
Após uma breve saudação e momentos de interação com os alunos, o professor introduzirá a proposta da aula: explorar a música “Pirulito” de forma lúdica e divertida. Será explicado que os alunos terão a oportunidade de cantar, dançar e brincar ao som da música, estimulando a expressão corporal e musical.
Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar um pirulito como objeto concreto, ou mostrar imagens relacionadas à música, como um palhaço ou um circo. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e envolvente, motivando a participação de todos.
3. Development
3.1. Atividades Práticas
- Atividade 1: Aquecimento Os alunos serão convidados a se levantarem e se movimentarem ao som de músicas animadas, preparando o corpo e a mente para a aula.
- Atividade 2: Apresentação da Música “Pirulito” O professor reproduzirá a música “Pirulito” para os alunos, incentivando-os a prestar atenção na letra e na melodia. Em seguida, serão ensinados movimentos simples que acompanham a música, como bater palmas, balançar o corpo e dançar conforme o ritmo.
- Atividade 3: Criatividade e Expressão Os alunos serão encorajados a criar novos versos ou movimentos para a música, explorando sua imaginação e expressão criativa. Eles poderão compartilhar suas ideias com o grupo, promovendo a interação e a colaboração.
4. Return
4.1. Verificação do Aprendizado
Após as atividades, o professor fará perguntas aos alunos, como: “O que vocês mais gostaram na música ‘Pirulito’?”, “Como vocês se sentiram ao dançar e cantar juntos?” Isso permitirá avaliar a compreensão e a experiência dos alunos com a aula.
4.2. Feedback dos Alunos
Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e sentimentos sobre a atividade, expressando o que mais gostaram e se houve algo que desejam repetir ou mudar. Isso valoriza a participação dos alunos e promove um ambiente de escuta ativa.
5. Homework
Como tarefa de casa, os alunos serão incentivados a cantar a música “Pirulito” em casa, convidando a família ou amigos para participar. Eles também poderão criar uma coreografia simples para apresentar na próxima aula.
6. Conclusion
Para encerrar a aula, o professor reafirmará a importância da música como forma de expressão e diversão, estimulando a criatividade e a socialização. Os alunos serão encorajados a continuar explorando a música em seu dia a dia, descobrindo novos ritmos e canções para se divertirem. O professor enfatizará a alegria e o aprendizado proporcionados pela música “Pirulito” e como ela pode ser uma ferramenta poderosa para estimular o desenvolvimento infantil.