Plano de aula sobre Grandes e Pequenos
1. Objectives
Time estimate: 10 – 15 minutes
1.1. Main objectives:
- Identificar e diferenciar objetos grandes de objetos pequenos.
- Compreender o conceito de grande e pequeno através de exemplos visuais e práticos.
1.2. Secondary objectives:
- Estimular a observação e a análise visual dos alunos.
- Promover a linguagem descritiva e comparativa dos alunos.
2. Introduction
Time estimate: 15 – 20 minutes
Para introduzir o conceito de grande e pequeno, serão mostrados aos alunos objetos de diferentes tamanhos, como brinquedos, frutas, animais de pelúcia, entre outros. A ideia é que os alunos observem e comparem os objetos para identificar quais são grandes e quais são pequenos.
3. Development
Time estimate: 50 – 60 minutes
3.1. Practical activities
Time estimate: 20 – 25 minutes
Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diversos objetos de tamanhos diferentes. Eles deverão separar os objetos em duas categorias: grandes e pequenos, e explicar suas escolhas para a turma.
3.2. Roda de conversa
Time estimate: 15 – 20 minutes
Após a atividade prática, será realizada uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas observações e aprendizados. O professor poderá fazer perguntas como: “O que vocês descobriram sobre os objetos grandes e pequenos?” e “Vocês acharam alguma dificuldade na diferenciação?”.
4. Return
Time estimate: 15 – 20 minutes
4.1. Revisão do aprendizado
Time estimate: 10 – 15 minutes
Para revisar o que foi aprendido, o professor poderá mostrar novamente os objetos e pedir para os alunos apontarem quais são grandes e quais são pequenos.
4.2. Student feedback
Time estimate: 5 minutes
Os alunos serão incentivados a dar feedback sobre a aula, respondendo a perguntas como: “O que mais gostaram na aula de hoje?” e “Alguma dúvida ou sugestão para as próximas aulas?”.
5. Homework
Time estimate: 5 minutes
Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a observar objetos grandes e pequenos em suas casas e trazer exemplos para compartilhar na próxima aula.
6. Conclusion
O professor fará um breve resumo dos conceitos aprendidos sobre grandes e pequenos, reforçando a importância da observação e da comparação de tamanhos no dia a dia das crianças.