Plano de Aula: Minha Cidade na Educação Infantil – BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Proporcionar às crianças uma compreensão sobre a importância da cidade em que vivem, seus principais pontos de interesse e a diversidade cultural presente.
  • Estimular a curiosidade e o senso de pertencimento dos alunos em relação à sua comunidade.
  • Desenvolver a consciência sobre a importância de cuidar do ambiente urbano e contribuir para uma cidade mais sustentável e agradável de viver.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a expressão criativa em atividades que explorem a cidade, como desenhos, maquetes ou histórias.
  • Promover a observação e a descrição de espaços, pessoas e atividades do entorno, valorizando a experiência sensorial das crianças.
  • Fomentar o trabalho em grupo, permitindo que as crianças compartilhem suas ideias e perspectivas sobre a cidade.
  • Criar um espaço para discussão sobre a importância de respeitar o próximo e colaborar para a melhoria de sua comunidade.

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve trazer imagens ou objetos que representem a cidade. Pode perguntar às crianças o que elas conhecem sobre a cidade e quais lugares elas gostam de frequentar.

É importante contextualizar a relevância do tema, explicando que entender e valorizar a cidade em que vivem ajuda a promover um ambiente mais agradável e acolhedor para todos. O professor pode compartilhar histórias curiosas sobre a cidade, como festas tradicionais ou pontos turísticos.

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor deve começar revisando o que as crianças já sabem sobre a cidade e seus elementos. Pode utilizar um quadro com imagens ou desenhos para guiar a conversa.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor deve explicar de forma lúdica quais são os principais aspectos que compõem a cidade, como parques, escolas, lojas e lugares de lazer. O enfoque deve ser nas características que fazem a cidade um lugar especial para a convivência. Exemplos de histórias de personagens conhecidos que representam a cidade também podem ser utilizados.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de um Mapa da Cidade

As crianças serão divididas em grupos e cada um ficará responsável por desenhar diferentes partes da cidade, como o parque, a escola e sua casa. Ao final, juntarão as partes para formar um grande mapa coletivo que representará suas contribuições.

Atividade 2: Histórias da Cidade

Nesta atividade, os alunos contarão histórias sobre suas experiências em diferentes lugares da cidade. O professor pode estimular a criatividade, pedindo que eles completem frases ou desenhem as histórias que contarem.

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve perguntar às crianças o que elas aprenderam sobre a cidade. Questões como “Qual lugar foi o mais interessante para você?” ou “O que podemos fazer para cuidar da nossa cidade?” podem ser discutidas.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

O professor pode pedir que as crianças desenhem algo que aprenderam ou compartilhar o que mais gostaram da atividade. Isso ajuda a entender suas percepções e sentimentos sobre a aula.

Estimativa de tempo: <5 minutos>

O professor deve sugerir que as crianças façam um desenho ou uma colagem sobre seus lugares favoritos na cidade e tragam para a próxima aula para compartilhar com os colegas.

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor revisará os principais pontos discutidos, realizando uma roda de conversa onde as crianças poderão compartilhar suas experiências e aprender umas com as outras. O professor destacará a importância de conhecer e cuidar da cidade, como parte da formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Por fim, o professor pode sugerir que as crianças observem a cidade ao seu redor, valorizando pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos, e reforçar que, com pequenas ações, todos podem contribuir para um ambiente melhor.

Esse plano de aula está alinhado com a BNCC, especialmente nas competências relacionadas à valorização e cuidado com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de atitudes de cidadania, empatia e respeito pelo próximo.

Rate this post

Leave a Comment