Plano de Aula: Produção de Texto – 1º Ano Fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Produção de Texto – 1º Ano Fundamental

1. Objectives

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Promover a habilidade de produção de texto de maneira clara, coerente e criativa, incentivando a expressão de ideias e sentimentos dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em organizar suas ideias antes da escrita, utilizando estratégias como o esboço e o mapa mental.
  • Estimular o uso da leitura como base para a produção de textos, mostrando a importância de ler diferentes gêneros textuais.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar o trabalho em grupo, promovendo a troca de ideias e experiências sobre a produção textual.
  • Fomentar a criatividade dos alunos, desafiando-os a pensar em diferentes maneiras de contar uma história.
  • Desenvolver o senso crítico ao avaliar textos próprios e dos colegas, promovendo a revisão e a reescrita.
  • Realçar a importância da pontuação e da gramática na clareza dos textos, preparando os alunos para a escrita formal.

2. Introduction

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

No início da aula, o professor pode perguntar aos alunos sobre suas experiências com a leitura de histórias ou books que eles gostam. Isso ajudará a ativar os conhecimentos prévios. O professor deve incentivar os alunos a descreverem brevemente suas histórias favoritas, destacando os personagens e a trama.

Em seguida, a relevância da produção textual será contextualizada. O professor pode explicar que todos possuem histórias incríveis para contar e que, ao escrevê-las, podem compartilhar suas vivências e emoções com outras pessoas.

Para despertar o interesse, o professor pode apresentar uma imagem divertida relacionada a um personagem famoso da literatura infantil e perguntar aos alunos o que eles acham que esse personagem poderia estar fazendo naquele momento. Isso ajudará no aquecimento criativo e os deixará motivados para a produção textual.

3. Development

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor inicia revisando com os alunos a estrutura básica de um texto: título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilizando exemplos de histórias conhecidas, ele pode destacar essas partes. Os alunos poderão participar ativamente, apontando essas estruturas nos textos apresentados.

3.2. Presentation of the theory

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

O professor introduzirá a teoria sobre a criação de personagens e enredos, explicando o que torna uma história interessante. Abordar elementos como a descrição de personagens, o cenário e os conflitos ajudará os alunos a entenderem como esses aspectos se entrelaçam para formar uma narrativa coesa.

Durante essa apresentação, o professor fará perguntas para instigar a participação, como: “O que faz um personagem ser especial?” ou “Como podemos criar um problema na história?”.

3.3. Practical activities

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de personagens

Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um personagem único, considerando suas características físicas, personalidade e um pequeno background. Cada grupo apresentará seu personagem para a turma, ajudando a fomentar o espírito colaborativo e a criatividade.

Atividade 2: Escrevendo uma história em grupo

Depois de criar os personagens, os alunos deverão produzir uma história em conjunto. O professor fornecerá um cenário inicial e cada grupo deverá desenvolver a narrativa em torno dele. O uso de folha de papel em branco para rascunho permitirá que os alunos organizem suas ideias. Ao final, cada grupo apresentará sua história para a classe, promovendo a prática de oralidade.

4. Return

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Learning Check

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor irá revisar os principais aprendizados da aula, pedindo que cada grupo compartilhe a evolução da sua história e o papel de cada personagem. Perguntas como: “Qual foi a parte mais divertida de inventar seu personagem?” serão feitas para promover a reflexão.

4.2. Student feedback

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos terão a chance de escrever um ou dois pontos sobre o que mais gostaram da aula, além de qualquer dúvida que ainda possam ter. O professor utilizará esse feedback para guiar as próximas lições e o planejamento das aulas futuras.

5. Homework

Estimativa de tempo: <5 minutos>

A tarefa para casa será que os alunos escrevam uma pequena história baseada em um personagem de sua escolha, usando as técnicas aprendidas em aula. O professor pode sugerir que tragam ilustrações ou objetos que representem parte da história, estimulando a criatividade.

6. Conclusion

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Na conclusão da aula, o professor resumirá os principais pontos discutidos, reforçando a habilidade de contar histórias e a importância de uma boa estrutura na produção de texto. O impacto da leitura como uma ferramenta para a escrita será destacado, incentivando os alunos a lerem mais em casa.

Para encerrar, o professor pode sugerir alguns livros de histórias infantis que podem ser encontrados na biblioteca, estimulando os alunos a explorar diferentes gêneros e estilos. A importância da prática na escrita será reforçada, lembrando a todos que a criação de textos é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a experiência.

Assim, o professor poderá encerrar a aula enfatizando que cada ideia tem o poder de se tornar uma história emocionante e que todos têm a capacidade de se expressar através da escrita.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo