1. Objectives
Time estimate: < 10 - 15 minutos
1.1. Main objectives:
- Estimular a curiosidade das crianças sobre gastronomia e a importância de uma alimentação saudável.
- Ensinar sobre a sequência e a organização na preparação de uma receita, desenvolvendo habilidades de planejamento.
- Promover a interação e o trabalho em grupo durante a atividade prática de confecção da receita.
1.2. Secondary objectives:
- Desenvolver habilidades motoras por meio da manipulação de ingredientes.
- Fomentar o trabalho em equipe e a importância de ouvir e respeitar as ideias dos colegas.
- Estimular a criatividade ao permitir que as crianças adicione ingredientes ou crie suas próprias variações da receita.
- Incentivar a construção de vínculos afetivos através da partilha da comida, aprendendo a valorizar a alimentação como um momento de convivência.
2. Introduction
Time estimate: < 15 - 20 minutos
O professor deve iniciar a aula apresentando o tema da alimentação e destacando a importância de conhecer receitas. Para isso, pode compartilhar uma história ou um vídeo curto sobre um personagem que adora cozinhar.
Em seguida, o professor pode perguntar às crianças: “Qual é o seu prato favorito?” ou “Quem aqui já ajudou a cozinhar em casa?” Isso ajudará a ativar o conhecimento prévio e o interesse pelo tema.
O professor pode também explicar que hoje eles irão trabalhar com uma receita especial e que, ao final, poderão degustar o que prepararem, criando um ambiente de expectativa.
3. Development
Time estimate: < 50 - 60 minutos
3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: < 10 - 15 minutos
Criar um breve quadro na lousa onde as crianças possam listar algumas receitas que conhecem e os ingredientes que são usados nelas. Isso ajudará a lembrar das diferentes possibilidades de preparar alimentos.
3.2. Presentation of the theory
Time estimate: < 15 - 20 minutos
Após a revisão, o professor pode apresentar a receita do dia de forma simples, utilizando ilustrações ou a própria receita impressa. Ele deve explicar cada ingrediente e sua função na receita, além de discutir as etapas do preparo.
A interação deve ser incentivada: perguntar “Alguém sabe qual a função do açúcar na receita?” ou “O que acontece se não colocarmos fermento?” ajudam a estimular a curiosidade e o aprendizado.
3.3. Practical activities
Time estimate: < 20 - 25 minutos
Atividade 1: Confecção da receita
Dividir as crianças em grupos pequenos e distribuir os ingredientes necessários para a receita escolhida, como uma salada de frutas ou um bolo simples. As etapas devem ser seguidas com a supervisão do professor, que orientará cada grupo, garantindo que todos participem.
Atividade 2: Apresentação do prato
Após a confecção, cada grupo pode apresentar sua receita para os colegas, explicando como foi o processo e quais ingredientes utilizaram. Essa prática ajuda a desenvolver a linguagem e a expressão oral.
4. Return
Time estimate: < 15 - 20 minutos
4.1. Learning Check
Time estimate: < 5 - 10 minutos
O professor deve realizar uma roda de conversa, onde cada grupo compartilha o que aprendeu durante a atividade. Perguntas como “Qual foi a parte mais divertida de fazer a receita?” e “O que você aprendeu sobre os ingredientes?” ajudam na reflexão.
4.2. Student feedback
Time estimate: < 5 - 10 minutos
O feedback pode ser feito de forma divertida, onde as crianças escrevem ou desenham uma coisa que gostaram da aula e uma que gostariam de aprender na próxima vez.
5. Homework
Time estimate: < 5 minutos
Os alunos podem ser incentivados a ajudar em casa com alguma receita e, no dia seguinte, compartilhar como foi a experiência em sala de aula. Essa atividade aproxima o aprendizado da rotina familiar.
6. Conclusion
Time estimate: < 10 - 15 minutos
Para finalizar, o professor deve recapitular os principais pontos da aula, reforçando a importância de conhecer novas receitas e como a alimentação faz parte das nossas vidas e relações. Ele pode falar sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
O professor também pode sugerir que, ao longo da semana, as crianças observem e coletem mais receitas simples que gostariam de fazer, com a ajuda dos pais. Essa sugestão contribuirá para o desenvolvimento da autonomia e do gosto por cozinhar.