Plano de Aula de Matemática: 3º Ano Fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Compreender a adição e a subtração de números até 100, desenvolvendo estratégias que ajudem na realização de cálculos mentais e escritos.

Desenvolver a habilidade de resolver problemas envolvendo adição e subtração, utilizando representações pictóricas e numéricas.

Estimular a autonomia dos alunos na formulação de cálculos, incentivando-os a explicar suas estratégias e raciocínios.

1.2. Secondary objectives:

Promover o trabalho em grupo, onde os alunos podem compartilhar ideias e soluções para problemas matemáticos.

Integrar a matemática com outras áreas do conhecimento, incentivando a aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

Fomentar o raciocínio lógico-crítico por meio da resolução de problemas, desafiando os alunos a procurarem diferentes maneiras de encontrar soluções.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor iniciará a aula revisitando os conceitos de adição e subtração apresentados em aulas anteriores. O objetivo é refrescar a memória dos alunos e preparar o terreno para o novo conteúdo.

Em seguida, o professor apresentará exemplos práticos que envolvem situações do cotidiano, como comprar brinquedos ou repartir doces, questionando: “Se você tem 30 reais e compra um brinquedo de 25 reais, quanto você vai receber de troco?” ou “Se você tem 10 balas e dá 4 para um amigo, quantas sobraram?”. Esses exemplos ajudarão a contextualizar a importância das operações matemáticas na vida real.

Além disso, o professor pode compartilhar curiosidades matemáticas, como a história dos números ou desafios matemáticos simples, para aumentar o engajamento da turma.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor revisará com os alunos o que foi aprendido nas aulas anteriores sobre adição e subtração, utilizando um quadro para resolver alguns problemas simples, convidando os alunos a participarem. A revisão pode incluir a identificação de números pequenos e a realização de operações com eles.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor introduzirá as técnicas de adição e subtração, abordando diferentes estratégias, como o uso de materiais manipulativos, desenhos ou até mesmo jogos. Ele explicará a relação entre as duas operações e como a subtração é o oposto da adição.

Durante a explicação, o professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas e promovendo uma discussão interativa onde todos possam se expressar e esclarecer eventuais dúvidas.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Jogo de Adição e Subtração
Nessa atividade, o professor irá preparar um jogo de tabuleiro que envolve adição e subtração. Os alunos jogarão em duplas, onde cada jogador terá que resolver uma soma ou subtração para avançar no tabuleiro. O uso de dados pode ser incluído, e o grupo deve registrar os resultados da partida. Essa atividade proporciona um aprendizado lúdico e interativo.

Atividade 2: Problemas do Cotidiano
Os alunos receberão uma folha com situações-problema que fazem parte do dia a dia, como calcular a quantidade de lanches em uma festa ou quanto dinheiro sobra após uma compra. Eles devem trabalhar em grupos, discutir e resolver os problemas, apresentando suas soluções para a turma. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação prática dos conceitos ensinados.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor revisará os conceitos abordados durante as atividades, pedindo que os alunos compartilhem suas experiências e estratégias utilizadas para resolver os problemas. Perguntas como “Qual foi a dificuldade que você encontrou?” ou “Qual estratégia você achou mais eficaz?” podem ser feitas para promover a reflexão.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pedirá um breve feedback sobre a aula. Uma boa maneira de fazer isso é solicitar que os alunos escrevam um ou dois pensamentos sobre o que aprenderam e como se sentiram em relação às atividades. O feedback será útil para avaliar o entendimento da classe e ajustar futuras aulas.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Para a tarefa de casa, o professor irá sugerir algumas questões relacionadas a adição e subtração que os alunos devem resolver. Isso ajudará a reforçar os conceitos aprendidos durante a aula. O professor também lembrará a importância de trazer qualquer dúvida na próxima aula.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos e reforçará a conexão entre adição e subtração. Ele relembrará como essas operações são essenciais para resolver problemas do cotidiano, estimulando a autoconfiança nos alunos ao realizarem esses cálculos.

O professor também pode sugerir alguns recursos online ou jogos interativos que ajudem os alunos a praticar essas operações em casa, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido.

Por fim, o professor deve enfatizar a importância de continuar praticando e que a matemática está presente em todas as áreas do conhecimento, encorajando os alunos a se interessarem mais pela disciplina.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo