Plano de aula: artes – 4º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula de Criatividade e Expressão Artística

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Desenvolver a expressão artística dos alunos através do uso de diferentes técnicas e materiais.
– Promover a apreciação da arte em suas diversas formas e culturas, encorajando os alunos a explorar a criatividade.
– Fomentar a compreensão dos elementos e princípios da arte, como forma, cor, textura e composição.

1.2. Secondary objectives:

– Estimular a capacidade crítica dos alunos ao analisarem obras de arte.
– Incentivar a experimentação e o pensamento fora da caixa na criação artística.
– Promover o trabalho em equipe, podendo os alunos colaborar em projetos artísticos em grupo.
– Aprimorar a habilidade de comunicação visual, ajudando os alunos a expressarem suas ideias por meio da arte.
– Valorizar a diversidade cultural e a importância da arte na sociedade.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve recordar conceitos de aulas anteriores sobre “Elementos da Arte”, garantindo que os alunos estejam preparados. Em seguida, o professor pode apresentar algumas obras icônicas de diferentes culturas, perguntando aos alunos o que conseguem perceber nelas, suas emoções e interpretações.

Após isso, é importante ressaltar que a arte é uma forma de comunicação e que pode expressar diferentes realidades e sentimentos. O professor pode compartilhar uma breve história sobre um artista famoso, como Frida Kahlo ou Pablo Picasso, e como suas obras refletiram suas vidas e contextos sociais.

Para engajar os alunos, o professor pode apresentar uma curiosidade sobre a arte, como a quantidade de tinta que Van Gogh utilizava em suas obras ou a forma inovadora com a qual artistas contemporâneos estão utilizando tecnologia em suas criações.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve revisar conceitos-chave abordados anteriormente, como cores primárias e secundárias, formas geométricas, e técnicas de pintura. Essa revisão pode incluir uma breve atividade prática, como misturar cores para criar novas tonalidades.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor deve apresentar a teoria sobre a importância da criatividade e da expressão pessoal na arte. Deve discutir como diferentes estilos e técnicas podem transmitir diferentes emoções e mensagens. O professor pode mencionar os princípios de equilíbrio, contraste e harmonia na composição artística, usando exemplos visuais para cada um deles.

Durante essa parte, é essencial que os alunos participem, fazendo perguntas e discutindo suas próprias percepções sobre como a arte pode ser uma forma de expressão individual e social.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de Collage
Os alunos serão incentivados a criar uma colagem usando recortes de revistas, cores, papéis diferentes, e outros elementos que expressem suas emoções e pensamentos. O objetivo é que cada aluno elabore uma obra que representa algo que é importante para eles.

Atividade 2: Pintura Livre
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de pintar livremente em folha de papel. O professor pode propor um tema, como “minha cidade” ou “sonhos”, mas as crianças terão liberdade total na escolha de cores e formas.

Essas atividades permitem que os alunos coloquem em prática os conceitos aprendidos, além de estimular a criatividade e a individualidade.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve pedir que os alunos compartilhem suas colagens e pinturas, explicando o que as inspira e quais elementos utilizaram. Isso permitirá que todos reflitam sobre o processo criativo e as diferentes interpretações artísticas.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar feedback dos alunos sobre as atividades, pedindo que escrevam em um papel suas respostas para as seguintes perguntas:

– Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje?
– Como você se sentiu ao criar sua obra de arte?
– O que você gostaria de explorar mais em futuras aulas de arte?

Esta atividade proporcionará uma visão melhor sobre o impacto da aula e possíveis melhorias para o futuro.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos escolham uma obra de arte de um artista que tenham estudado e tragam uma breve apresentação sobre o artista e sua obra na próxima aula. Eles podem falar sobre o que mais os impressionou e como a obra faz eles se sentirem.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para finalizar a aula, o professor fará um resumo dos principais conceitos discutidos, reforçando a importância da criatividade e expressão pessoal na arte. O professor destacará como cada aluno expressou sua individualidade através das atividades e como a arte é um meio valioso de comunicação.

O professor pode ainda sugerir livros ilustrados ou visitar museus locais para que os alunos possam expandir seus conhecimentos e experiências culturais.

Por fim, o professor reforçará que a arte está presente em nosso dia a dia e que todos nós podemos ser artistas em nossa própria forma. A prática artística é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, capacitando os alunos a se expressarem e a valorizarem a diversidade cultural.

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