Plano de aula: história – 2º ano fundamental

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

  • Goals

    • Main objectives:

      • Compreender a importância das tradições e culturas da sociedade brasileira, destacando a diversidade étnica e a formação histórica do país.
      • Desenvolver a habilidade de respeitar e valorizar as diferentes culturas que compõem a sociedade, refletindo sobre a coexistência pacífica entre elas.
      • Incentivar a identificação e apreciação dos patrimônios culturais, reconhecendo seu valor na formação da identidade nacional.

    • Secondary objectives:

      • Estimular o interesse pela pesquisa em história e a curiosidade sobre as diferentes culturas presentes no Brasil.
      • Promover o trabalho em grupo, respeitando a opinião dos colegas e incentivando a colaboração nas atividades.
      • Fomentar habilidades de comunicação, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e reflexões sobre o tema estudado.

  • Introduction

    • Iniciaremos a aula relembrando os conceitos sobre diversidade cultural abordados em aulas anteriores. Esse momento é fundamental para garantir que todos os alunos estejam em sintonia com o tema proposto.
    • O professor apresentará uma situação-gatilho: “O que significa valorizar as culturas que nos cercam?” e “Quais tradições você conhece de diferentes regiões do Brasil?”.
    • O professor deve contextualizar a relevância do tema, destacando como a diversidade cultural é uma riqueza para a sociedade brasileira, trazendo exemplos de festas, danças e culinárias de diferentes povos.
    • Para despertar o interesse, pode ser interessante compartilhar histórias de personagens históricos que contribuíram para a formação da cultura brasileira, como os indígenas, os africanos e os imigrantes europeus.

  • Development

    • Review of previous knowledge

      • O professor revisará os conceitos-chave sobre cultura e diversidade, utilizando um jogo de palavras ou um quiz interativo para estimular a participação dos alunos.

    • Presentation of the theory

      • O professor deve explicar a formação da sociedade brasileira através das influências indígenas, africanas e europeias, destacando a importância de cada grupo na construção da identidade cultural do país.
      • O foco deve ser nas tradições que constituem o patrimônio imaterial, como danças, línguas, festas e receitas, e como elas representam a pluralidade cultural.
      • Durante a apresentação, o professor deve fazer perguntas para instigar a reflexão dos alunos sobre suas próprias tradições familiares.

    • Practical activities

      • Atividade 1: Criando um Mapa Cultural

        • Os alunos, em grupos, devem criar um mapa que represente diferentes culturas do Brasil, incluindo tradições, danças e culinária de cada região.
        • Este mapa pode ser feito em cartolina, com desenhos e informações, e posteriormente será apresentado para a classe.

      • Atividade 2: Apresentação de Tradições

        • Cada aluno deve trazer de casa uma tradição familiar para compartilhar com a turma. Pode ser uma receita, uma dança ou uma história.
        • No final da aula, os alunos compartilharão suas tradições, promovendo a valorização cultural de forma prática.

  • Return

    • Learning Check

      • Após as atividades, o professor revisará o que foi aprendido, solicitando que os grupos apresentem o mapa cultural e compartilhem suas tradições com a turma.
      • Pode-se explorar questões como: “Como a diversidade cultural enriquece a sociedade?” e “O que você aprendeu sobre outra tradição hoje?”.

    • Student feedback

      • Os alunos devem escrever novamente em um papel as suas impressões sobre o que mais gostaram na aula ou o que ainda gostariam de aprender sobre o tema.

  • Homework

    • O professor pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa sobre uma tradição de uma cultura específica do Brasil, que não foi abordada na aula, e que tragam suas descobertas para o próximo encontro.

  • Conclusion

    • Para encerrar a aula, o professor resumirá os principais pontos discutidos, reforçando a importância da diversidade cultural na formação da identidade nacional.
    • É necessário destacar que cada tradição e cultura tem seu valor e contribui para uma sociedade mais rica e plural.
    • O professor pode sugerir atividades futuras onde os alunos poderão continuar explorando culturas e tradições, e como essas influenciam o cotidiano.
    • Por fim, o professor concluirá enfatizando a importância de respeitar e valorizar as culturas, pois isso promove a inclusão e a convivência harmoniosa em sociedade.

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