Plano de aula: educação física – 6º ao 9º ano – BNCC

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Promover a valorização das atividades de lazer e esporte como essenciais para a saúde física e mental dos alunos.
– Incentivar a prática regular de atividades físicas, enfatizando a importância do movimento e do cuidado com o corpo.
– Desenvolver habilidades sociais por meio da participação em jogos e atividades em grupo, promovendo o respeito, a inclusão e o trabalho em equipe.

1.2. Secondary objectives:

– Estimular a curiosidade e o conhecimento sobre diferentes modalidades esportivas e formas de lazer.
– Fomentar a autonomia dos alunos ao escolher atividades físicas que sejam prazerosas e se adequem ao seu estilo de vida.
– Promover a reflexão sobre a importância da ética no esporte, incluindo aspectos como respeito às regras, aos adversários e à arbitragem.
– Incentivar o reconhecimento do papel do esporte e do lazer na promoção de um estilo de vida saudável e na prevenção de doenças.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve fazer uma breve revisão sobre a importância da educação física, ressaltando o papel dos esportes e do lazer na vida cotidiana. Em um espaço aberto ou no campo, o professor pode fazer perguntas como: “Qual é a sua atividade física favorita e por quê?” e “Como o esporte impacta sua vida em termos de saúde e sociabilidade?”

Para contextualizar a relevância do tema, o professor pode falar sobre a relação entre atividade física e bem-estar, citando exemplos de como o esporte pode ajudar a combater o estresse e a ansiedade. Além disso, compartilhar histórias de atletas que superaram desafios pode inspirar os alunos a valorizar a prática de esportes.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor pode começar revisando conceitos importantes que foram abordados em aulas anteriores, como a definição de atividades físicas, a importância do aquecimento, e os benefícios do exercício físico para a saúde. Isso pode ser feito por meio de uma dinâmica simples, onde os alunos compartilham, em duplas, o que mais gostam em se exercitar.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor deve então apresentar os benefícios do esporte e do lazer, discutindo como eles podem influenciar positivamente a vida dos alunos. É importante discutir a relação entre atividade física e saúde mental, ressaltando como a atividade física pode melhorar a concentração, a autoestima e o bem-estar emocional.

Além disso, o professor pode mencionar a diversidade de modalidades esportivas, incentivando a descoberta de novas atividades que podem ser praticadas ao ar livre ou em grupo. Também deve abordar a importância da ética no esporte, discutindo valores como fair play e respeito ao próximo.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Circuito de atividades físicas
O professor montará um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física distinta (pular corda, corrida, jogo de bola, dança, etc.). Os alunos serão divididos em grupos e passarão por cada estação, realizando a atividade durante um determinado tempo. Isso permitirá que os alunos experimentem várias modalidades e se divirtam enquanto se exercitam.

Atividade 2: Jogo de regras
Após a realização do circuito, os alunos participarão de um jogo onde precisam seguir regras específicas (por exemplo, jogar um jogo de queimada com a regra de não eliminar os colegas de equipe) para promover a cooperação e o respeito ao adversário. Esta atividade estimulará o trabalho em equipe e discutirá a importância das regras no esporte.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve promover um momento de reflexão em grupo. Ele pode perguntar: “Quais atividades vocês mais gostaram e por quê?” e “Como a prática de esportes pode ser benéfica para todos nós?”.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Os alunos serão convidados a escrever em um papel suas impressões sobre a aula e o que aprenderam, como: “Qual foi a atividade mais divertida?” e “Quais novos esportes você gostaria de experimentar?”. Esse feedback permitirá ao professor entender o impacto da aula e as expectativas dos alunos.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Para casa, o professor poderá sugerir que os alunos escolham uma atividade física que ainda não experimentaram e realizem essa atividade, registrando suas experiências em um diário. Os alunos devem trazer esse relato para a próxima aula, para compartilhar com os colegas.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais tópicos abordados, enfatizando os benefícios do esporte e do lazer para a saúde física e mental. Ele deve relembrar aos alunos a importância de praticar atividades de forma regular e respeitar as regras éticas do esporte.

O professor pode também sugerir recursos extras, como vídeos sobre diferentes modalidades esportivas ou artigos sobre o impacto da atividade física na saúde. Além disso, deve reforçar que a prática de esportes e atividades de lazer não é só uma questão de saúde, mas também uma maneira de conhecer novas pessoas e cultivar amizades.

Por fim, o professor pode enfatizar que cada um dos alunos tem um papel importante na promoção de um estilo de vida saudável e ativo, incentivando-os a buscar maneiras de se manterem ativos, seja através do esporte, dança, caminhadas ou outras atividades que lhes proporcionem prazer.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo