Plano de aula: geografia – 2º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de Aula: Conhecendo o Mundo Ao Redor

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

  • Compreender as noções básicas de espaço, lugar e paisagens no contexto geográfico.
  • Desenvolver a percepção espacial dos alunos, reconhecendo elementos naturais e construídos que compõem o ambiente onde vivem.
  • Incentivar a curiosidade dos alunos sobre os diferentes lugares do mundo e as características que os definem.

1.2. Secondary objectives:

  • Estabelecer relações entre o local onde vivem e outras regiões do Brasil e do mundo.
  • Fomentar o trabalho em grupo e o respeito pela diversidade cultural e geográfica.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentarem suas descobertas sobre diferentes lugares.
  • Refletir sobre a importância da preservação do espaço geográfico e suas riquezas.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entendem por “geografia”. Essa discussão ajuda a ativar o conhecimento prévio dos alunos.

Em seguida, o professor pode apresentar imagens de diferentes paisagens (montanhas, praias, florestas, cidades) e perguntar: “O que vocês veem? Onde acham que essas paisagens ficam?” Este exercício estimula a curiosidade e o interesse pelas características geográficas.

Após isso, o professor pode contextualizar a importância do assunto ao explicar que conhecer geografia nos ajuda a entender melhor o mundo e os diferentes modos de vida. Ele pode mencionar a diversidade cultural e a riqueza de paisagens do Brasil e do mundo, tornando a geografia uma disciplina muito rica e interessante. Para encerrar essa introdução, o professor pode contar uma curiosidade, como a existência do maior deserto do mundo, que, surpreendentemente, é a Antártida.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor inicia revisando os conceitos básicos da aula anterior sobre “Espaço e Lugar”. Ele pode fazer uma roda de conversa, onde os alunos compartilham suas percepções sobre o lugar onde vivem.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor deve abordar os elementos que compõem a geografia, como relevo, hidrografia, clima e biomas. Ele pode utilizar um mapa-múndi e apresentar os continentes e oceanos, explicando sobre as características de cada um, além de destacar a diversidade do Brasil: Amazônia, Cerrado, Pantanal, e a Mata Atlântica.

Um momento de perguntas e respostas deve ser proporcionado para que os alunos possam expressar suas dúvidas e curiosidades, tornando a aula mais dinâmica.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Mapa do Meu Bairro
Os alunos receberão papel em branco e materiais de desenho para criar um mapa do bairro onde vivem. Eles devem incluir elementos como escolas, praças e comércios. Após isso, cada aluno pode apresentar seu mapa e compartilhar um pouco sobre seu bairro.

Atividade 2: Explorando o Planeta
Os alunos serão divididos em grupos e, utilizando tablets ou computadores, pesquisarão sobre um continente específico (África, Ásia, América do Norte, América do Sul, Europa, Oceania). Eles devem coletar informações sobre os principais países, cidades, clima e cultura. Cada grupo apresentará as descobertas para a turma.

Essas atividades práticas permitem que os alunos conectem a teoria com a vida real, além de desenvolverem suas habilidades de cooperação e comunicação.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve revisar os conceitos aprendidos. Para isso, pode solicitar que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre seus bairros e os continentes estudados.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor pode pedir que os alunos escrevam em um papel:

  • Qual foi a descoberta mais interessante sobre geografia que fizeram hoje?
  • Há algo sobre o mundo que ainda gostariam de aprender?

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor pode pedir aos alunos que façam uma pequena pesquisa em casa sobre uma cidade que gostariam de conhecer, incluindo informações sobre a cultura, a natureza e as atividades que podem fazer lá.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor fará uma síntese dos principais pontos abordados, reforçando a compreensão dos conceitos de geografia e a importância de conhecer o mundo. Ele enfatiza a diversidade geográfica e cultural, a relação do aluno com o espaço onde vive e a importância de preservar esse espaço para as futuras gerações.

O professor pode indicar materiais adicionais, como books e documentários que explorem diversas regiões do mundo e suas características. Por fim, deve lembrar aos alunos que o conhecimento geográfico é essencial para a cidadania e para um convívio respeitoso com as diferenças.

Rate this post

Leave a Comment

Pedir material no Grupo