Plano de aula: inglês – 6º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula: Inglês – 6º Ano

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

– Desenvolver a habilidade de compreensão e produção de textos em inglês, focando na leitura e interpretação de informações sobre a cultura dos países de língua inglesa.
– Promover a construção de vocabulário temático, relacionado a aspectos culturais, como tradições, festivais e hábitos de vida em países de língua inglesa.
– Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela diversidade cultural, promovendo uma atitude de respeito e valorização das diferenças.

1.2. Secondary objectives:

– Fomentar a expressão oral dos alunos, incentivando a apresentação de informações sobre culturas diferentes em inglês.
– Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos por meio de atividades práticas, como dramatizações e debates.
– Integrar a tecnologia ao aprendizado de inglês, utilizando recursos digitais para a pesquisa e apresentação de informações culturais.
– Reforçar a importância do aprendizado de uma língua estrangeira como ferramenta de comunicação e acesso a diferentes saberes.
– Relacionar o conteúdo abordado com a realidade do aluno e a BNCC, especialmente com as competências de valorização da diversidade cultural e desenvolvimento da cidadania global.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para começar a aula, o professor pode perguntar aos alunos o que eles sabem sobre diferentes países de língua inglesa. Questões como “Quais países vocês conhecem?” e “Que tradições vocês associam a esses países?” podem ser boas abordagens. A expectativa é gerar uma breve discussão e ativar o conhecimento prévio dos alunos.

Em seguida, o professor deve introduzir o tema da aula, mencionando a importância de compreender a cultura de outros países, especialmente aqueles que falam inglês. O professor pode fazer referências a algum festival famoso, como o Halloween nos EUA ou o Carnaval na Austrália, e explicar brevemente suas origens e significados.

Para aumentar o engajamento dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades sobre costumes e gírias de diferentes países, o que pode ajudar a despertar a curiosidade e a empatia com outras realidades culturais.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor deve iniciar a parte de desenvolvimento revisando o vocabulário que foi trabalhado em aulas anteriores, como palavras relacionadas a hobbies, viagens e comidas. A revisão pode ser feita de maneira interativa, como um jogo de mímica com as palavras ou uma atividade de “matching” (ligar) onde os alunos conectam palavras em inglês com suas traduções.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Neste momento, o professor deve apresentar informações sobre diferentes países de língua inglesa, focando em aspectos culturais como festivais, comidas típicas e costumes. O uso de slides ou vídeos curtos pode tornar a apresentação mais dinâmica e visual.

Durante essa apresentação, é essencial que o professor faça perguntas abertas, incentivando a participação dos alunos e a troca de ideias. Isso pode incluir perguntas como “Qual o seu festival favorito? Por quê?” ou “Que comida típica você gostaria de experimentar?”.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Apresentação de países
Os alunos serão divididos em grupos, cada um escolhe um país de língua inglesa para apresentar. Eles devem pesquisar sobre a cultura, tradições e festivais desse país e preparar uma apresentação rápida para a turma. Os materiais necessários incluem acesso à internet, papel e canetas.

Atividade 2: Dramatização de festivais
Os alunos podem escolher um festival específico e fazer uma breve dramatização que represente as tradições e a cultura associadas a ele. Isso pode incluir vestimenta e itens que representam o festival. Essa atividade promove não apenas a expressão em inglês, mas também a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Essas atividades permitem que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos de forma prática, estimulando tanto o aprendizado da língua quanto a valorização da diversidade cultural.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor deve abrir espaço para que os grupos compartilhem o que aprenderam durante a pesquisa e a dramatização. Perguntas como “O que mais surpreendeu você sobre a cultura que pesquisou?” podem ajudar a conectar os conceitos discutidos em aula.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escrevam, em um pedaço de papel, respostas para as perguntas:
– “Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje?”
– “Que assunto você gostaria de aprender mais?”

Esse feedback permitirá que o professor entenda a eficácia da aula e ajuste o planejamento futuro conforme as necessidades dos alunos.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

Como tarefa de casa, o professor pode pedir que os alunos escolham mais um país de língua inglesa e escrevam um pequeno texto em inglês sobre um aspecto cultural desse país que eles acham interessante. A tarefa deve ser um incentivo à pesquisa e à leitura em inglês.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, enfatizando a importância de conhecer e respeitar as culturas ao redor do mundo. Ele deve recapitular as tradições e hábitos que foram abordados e como isso está interligado com o aprendizado da língua inglesa.

O professor pode sugerir materiais adicionais de leitura ou documentários sobre culturas de países de língua inglesa e convidar os alunos a compartilharem suas descobertas na próxima aula.

Por fim, será reforçado que aprender inglês não é apenas sobre gramática e vocabulário, mas também uma porta de entrada para o entendimento de outras culturas e modos de vida, promovendo a cidadania global e o respeito à diversidade.

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