1. Objectives
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Main objectives:
- Proporcionar uma compreensão lúdica do significado da Páscoa, explorando seus símbolos e tradições.
- Estabelecer conexões entre a Páscoa e valores como solidariedade, união e respeito.
- Fomentar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nas crianças, incentivando a cooperação e o compartilhamento.
1.2. Secondary objectives:
- Despertar a criatividade na confecção de ovos de Páscoa, utilizando materiais recicláveis.
- Promover a expressão artística através de atividades que envolvam desenhos e pintura relacionados ao tema da Páscoa.
- Incentivar a exploração sensorial com degustação de diferentes tipos de chocolates e outros alimentos típicos da Páscoa.
2. Introduction
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor deve abordar o tema da Páscoa, perguntando às crianças o que elas já sabem sobre essa data. O objetivo aqui é ativar o conhecimento prévio dos alunos. O professor pode mencionar ícones da Páscoa, como o coelho e os ovos, e solicitar que as crianças compartilhem suas experiências e tradições familiares.
Em seguida, é importante explicar que a Páscoa é um momento de celebração e reflexão, ligado a conceitos de renascimento e esperança. O professor pode contar uma história relacionada, como a lenda do ovo de Páscoa, para contextualizar ainda mais o tema e despertar o interesse dos alunos.
3. Development
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Review of previous knowledge
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
O professor começa a aula revisando os conteúdos sobre festivais e celebrações que foram discutidos anteriormente, como o Natal e o Dia das Mães. Essa revisão será feita de forma lúdica, através de um quiz ou jogo de perguntas e respostas.
3.2. Presentation of the theory
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
O professor deve apresentar os símbolos da Páscoa, como o coelho, os ovos, a cenouras e chocolates, explicando suas significâncias e como estão ligados à ideia de renovação e celebração. O uso de imagens e vídeos curtos pode auxiliar na compreensão.
Além disso, é essencial destacar os valores associados à Páscoa, como a solidariedade e a união familiar. O professor pode contar como diferentes culturas celebram a Páscoa, reforçando a diversidade.
3.3. Practical activities
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Confecção de Ovos de Páscoa
Nesta atividade, os alunos utilizarão materiais recicláveis, como papel, caixas e tintas, para criar seus próprios ovos de Páscoa. O professor pode orientá-los sobre diferentes técnicas de pintura e colagem.
Atividade 2: Contação de História e Degustação
Os alunos se reunirão em roda para ouvir uma história sobre a Páscoa. Após a contação, haverá uma degustação de chocolates, onde as crianças poderão expressar suas preferências e compartilhar. Essa atividade promove a apreciação sensorial.
4. Return
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Learning Check
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades práticas, o professor deve revisar com as crianças o que aprenderam sobre a Páscoa. Perguntas como: “Qual foi o símbolo da Páscoa que você mais gostou?” ou “Por que a solidariedade é importante neste momento?” ajudarão a fixar o conteúdo.
4.2. Student feedback
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
O professor pode pedir que cada aluno desenhe o que mais gostou na aula e compartilhe com os colegas, permitindo que a interação continue e avaliando se os objetivos foram alcançados.
5. Homework
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que os alunos ajudem a preparar uma receita relacionada à Páscoa com seus familiares, podendo ser um bolo ou até mesmo um chocolate caseiro. Eles devem desenhar o que fizeram e trazer para a próxima aula.
6. Conclusion
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Para concluir, o professor deve resgatar os principais pontos discutidos sobre a Páscoa e como ela simboliza renascimento e amor. Deve-se reforçar a ideia de união e compartilhar momentos significativos com a família e amigos. O professor pode sugerir que todos reflitam sobre maneiras pelas quais podem praticar a solidariedade durante a Páscoa.
Além disso, pode indicar histórias ou books sobre a Páscoa que os alunos podem explorar em casa. Por fim, o professor deve enfatizar que a Páscoa é mais do que festas e chocolates; trata-se de celebrar a vida e espalhar amor.