Plano de aula: 2º ano

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

Plano de aula de História: A História do Brasil Colônia

1. Objectives
Time estimate: <10 - 15 minutos>

1.1. Main objectives:

Compreender os principais eventos e características da era colonial do Brasil, incluindo a dinâmica social, econômica e política da época.

Desenvolver habilidades analíticas nos alunos, permitindo que eles relacionem os acontecimentos históricos do Brasil Colônia com o contexto atual, destacando a continuidade e a mudança ao longo do tempo.

Fomentar a valorização da história e cultura brasileira, promovendo uma identificação crítica com o passado como forma de construir uma cidadania consciente.

1.2. Secondary objectives:

Estimular a curiosidade dos alunos sobre a história do Brasil e a importância de preservar o patrimônio histórico e cultural.

Promover a colaboração em sala de aula através de atividades em grupo que incentivam a pesquisa e o debate sobre o tema.

Desenvolver habilidades de comunicação, permitindo que os alunos expressem suas ideias e informações de forma clara ao compartilhar suas descobertas sobre o Brasil Colônia.

Incentivar a pesquisa e o uso de fontes históricas, desenvolvendo a habilidade de interpretar documentos e artefatos do passado.

Cultivar o pensamento crítico ao discutir os impactos das decisões e ações da época sobre a sociedade contemporânea.

2. Introduction
Time estimate: <15 - 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve fazer uma breve revisão dos conteúdos abordados anteriormente sobre a formação do Brasil, destacando a chegada dos portugueses e o início da colonização.

Em seguida, o professor pode apresentar duas perguntas instigantes: “Como a exploração do Brasil se deu nos primeiros anos de colonização?” e “Quais foram os impactos sociais e econômicos da colonização na vida dos indígenas e colonizadores?”. Essas questões servirão como ponto de partida para o desenvolvimento da aula.

O professor deve contextualizar a relevância do assunto, explicando que a história do Brasil Colônia moldou bases que ainda influenciam a sociedade atual, como a formação das estruturas sociais e a relação entre diferentes grupos étnicos.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como o uso do açúcar como principal produto de exportação, a importância do ciclo do ouro e a influência da escravidão nas relações sociais.

3. Development
Time estimate: <50 - 60 minutos>

3.1. Review of previous knowledge
Time estimate: <10 - 15 minutos>

O professor inicia revisando conceitos como a exploração portuguesa, a vida dos indígenas e a economia colonial. Isso pode ser feito por meio de uma atividade interativa, como um jogo de perguntas e respostas em duplas.

3.2. Presentation of the theory
Time estimate: <15 - 20 minutos>

O professor deve apresentar a teoria sobre o Brasil Colônia, abordando os aspectos econômicos (cana-de-açúcar, café, ouro), sociais (sociedade escravocrata, relações com os indígenas) e políticos (governadores gerais, capitanias hereditárias).

Durante a apresentação, o professor deve incentivar o diálogo, fazendo perguntas como “Quais foram as principais consequências da expansão da cana-de-açúcar?” e permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões sobre os temas discutidos.

3.3. Practical activities
Time estimate: <20 - 25 minutos>

Atividade 1: Criação de um mural da história
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por um aspecto do Brasil Colônia (economia, sociedade, política, cultura). Eles devem pesquisar e criar um mural que represente visualmente as características de seu tema.

Os materiais necessários incluem cartolina, canetas, revistas para recortes e acesso à internet. Após a criação do mural, os grupos apresentarão suas criações para a classe.

Atividade 2: Debate sobre a escravidão
Após a conclusão dos murais, o professor organizará um debate sobre a escravidão, dividindo a turma em dois grupos: um que defenderá as práticas da época como necessárias para o desenvolvimento econômico e outro que se oporá, destacando as consequências humanas e sociais.

Essas atividades permitem que os alunos expressem sua criatividade e desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e argumentação.

4. Return
Time estimate: <15 - 20 minutos>

4.1. Learning Check
Time estimate: <5 - 10 minutos>

Após as atividades, o professor revisará os pontos principais discutidos. Pode pedir que os alunos compartilhem o que aprenderam e quais reflexões surgiram a partir das atividades e do debate.

Questionamentos como “Qual a importância da cana-de-açúcar para a economia colonial?” ou “Como a escravidão impactou a formação da sociedade brasileira?” podem ser utilizados para conectar a teoria com a prática.

4.2. Student feedback
Time estimate: <5 - 10 minutos>

O professor deve solicitar que os alunos escrevam um breve comentário sobre a aula, identificando um novo conceito aprendido e uma dúvida que ainda tenham. Essa atividade permitirá ao professor avaliar a compreensão dos alunos e fazer ajustes na abordagem futura.

5. Homework
Time estimate: <5 minutos>

O professor deve sugerir que os alunos leiam um capítulo do livro didático sobre o Brasil Colônia e preparem um resumo dos eventos mais significativos. Além disso, pode ser proposto que procurem por um documentário ou artigo sobre o tema para apresentar na próxima aula.

6. Conclusion
Time estimate: <10 - 15 minutos>

Para concluir, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos nesta aula, reforçando a compreensão sobre a história do Brasil Colônia e sua relevância para a identidade nacional.

O professor pode destacar como os eventos daquela época influenciaram a formação da sociedade brasileira atual, incluindo a diversidade étnica e a herança cultural.

Para finalizar, pode ser sugerido que os alunos continuem explorando suas curiosidades sobre a história do Brasil, recomendando books ou filmes que tratem do tema, como “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado, que retrata a vida no Brasil Colônia.

O professor deve reforçar a ideia de que conhecer a história é fundamental para entender o presente e construir um futuro mais consciente, onde todos têm um papel importante na sociedade.

Rate this post

Leave a Comment