Plano de Aula: Conhecendo os Números na Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Plano de Aula: Conhecendo os Números na Educação Infantil

Objetivos

Objetivos principais:
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos números, construindo uma base sólida para o desenvolvimento matemático.
– Desenvolver habilidades de contagem, identificação e representação dos números.
– Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas relacionados aos números.

Objetivos secundários:
– Promover a interação entre os alunos, favorecendo a colaboração e o trabalho em equipe.
– Incentivar a criatividade na utilização dos números em situações do cotidiano.
– Integrar a aprendizagem dos números com outras disciplinas e atividades.

Introdução

Para iniciar a aula, vamos revisar os conceitos básicos de números, como a contagem de 1 a 10 e a identificação dos numerais correspondentes. Em seguida, vamos explorar as diferentes maneiras de representar os números, como por meio de desenhos, cubos ou objetos manipulativos.

Para despertar o interesse dos alunos, vou apresentar uma situação-problema em que eles terão que identificar quantos objetos estão presentes em uma imagem e relacionar essa informação com os números.

Desenvolvimento

Revisão dos conhecimentos anteriores: Vamos relembrar juntos a contagem de 1 a 10 e praticar a identificação dos numerais.

Apresentação da teoria: Serão apresentados os números de 1 a 10, explorando suas características, ordem e representações visuais.

Atividades práticas:
– Atividade 1: Contagem de objetos – Os alunos serão convidados a contar o número de objetos em diferentes imagens e a identificar o numeral correspondente.
– Atividade 2: Jogo dos números – Um jogo lúdico será proposto para que os alunos pratiquem a ordem dos números e a correspondência numérica.

Retorno

Verificação do aprendizado: Vamos revisar em conjunto as atividades realizadas, reforçando os conceitos de contagem e identificação dos números.

Feedback dos alunos: Os alunos serão convidados a compartilhar o que mais gostaram na aula e se têm alguma dúvida ou dificuldade em relação aos números.

Tarefa de casa

Como tarefa de casa, os alunos serão desafiados a encontrar números em seu ambiente cotidiano, como em placas, livros ou embalagens, e registrá-los em um caderno. Eles também poderão praticar a contagem de objetos em casa.

Conclusão

Para finalizar a aula, faremos um resumo dos principais pontos abordados sobre os números e sua importância na matemática e no dia a dia. Destacaremos a relevância de conhecer e compreender os números para o desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Por fim, enfatizaremos a importância de praticar a contagem e a identificação dos números fora da sala de aula, incentivando os alunos a explorar e integrar os números em suas brincadeiras e atividades diárias.

Avalie esse post

Deixe um comentário