Plano de Aula: Encontro Vocálico para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Objetivos

Objetivos principais:
– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de encontro vocálico na língua portuguesa, visando o desenvolvimento da habilidade da leitura e escrita.
– Desenvolver habilidades de identificação e aplicação dos encontros vocálicos em palavras e frases.
– Incentivar a prática e a pronúncia correta dos diferentes encontros vocálicos.
– Estimular a criatividade das crianças na criação de palavras com os diferentes encontros vocálicos.

Objetivos secundários:
– Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
– Despertar o interesse dos alunos pela língua portuguesa de forma lúdica e interativa.
– Valorizar a diversidade de sons e letras presentes na língua portuguesa.

Introdução

Para introduzir o tema do encontro vocálico, irei iniciar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são vogais e como podemos uni-las para formar sílabas e palavras. Vou apresentar de forma simples e ilustrativa os diferentes encontros vocálicos da língua portuguesa, mostrando exemplos de palavras e frases que contenham esses encontros.

Desenvolvimento

Revisão dos conhecimentos anteriores

Vamos revisar juntos as vogais e suas características, relembrando como podemos identificá-las em uma palavra e como elas são fundamentais para a construção de sílabas e palavras em nossa língua.

Apresentação da teoria

Apresentarei de forma dinâmica e participativa os diferentes encontros vocálicos, como por exemplo, a vogal aberta e a vogal fechada, explicando suas diferenças e mostrando exemplos para facilitar a compreensão dos alunos.

Atividades práticas

1. Identificação dos encontros vocálicos: Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com palavras contendo diferentes encontros vocálicos para identificarem e classificarem os encontros presentes nas palavras.

2. Caça-palavras dos encontros vocálicos: Cada aluno receberá uma folha com um caça-palavras contendo palavras com encontros vocálicos para encontrarem e circularem.

Retorno

Verificação do aprendizado

Vamos revisar juntos as atividades realizadas, destacando os diferentes encontros vocálicos identificados e as dificuldades encontradas. Os alunos serão incentivados a compartilhar as descobertas e aprendizados durante as atividades.

Feedback dos alunos

Os alunos serão convidados a expressar o que mais gostaram na aula e se encontraram alguma dificuldade em entender ou identificar os encontros vocálicos. O feedback dos alunos é essencial para aprimorar as aulas futuras.

Tarefa de casa

Para casa, os alunos terão a tarefa de criar uma pequena história utilizando palavras com diferentes encontros vocálicos. Eles poderão ser criativos e explorar a diversidade de sons presentes na língua portuguesa.

Conclusão

Para finalizar a aula, irei reforçar a importância dos encontros vocálicos na formação e compreensão das palavras em nossa língua, destacando como esse conhecimento é essencial para a leitura e escrita correta. Encorajarei os alunos a praticarem os encontros vocálicos em casa e a explorarem ainda mais as possibilidades da língua portuguesa. Além disso, ressaltarei a importância da comunicação e da expressão oral na correta pronúncia dos diferentes encontros vocálicos.

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