Plano de Aula: Números até 20 para o 1o Ano Ensino Fundamental

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos:

  1. Proporcionar aos alunos uma compreensão clara e abrangente dos números até 20.
  2. Desenvolver habilidades de contagem, identificação e representação dos números até 20.
  3. Estimular a resolução de problemas simples envolvendo os números até 20.

Introdução:

  • Iniciar a aula relembrando os números até 10, através de atividades de contagem e identificação.
  • Apresentar de forma gradual os números de 11 a 20, destacando suas diferenças em relação aos números anteriores.
  • Utilizar materiais concretos, como blocos de montar ou fichas numéricas, para representar e manipular os números até 20.

Desenvolvimento:

  1. Revisão dos números até 10: <10 minutos>
    • Realizar atividades de contagem em conjunto com os alunos, destacando a sequência numérica até 10.
  2. Apresentação dos números de 11 a 20: <15 minutos>
    • Introduzir os números de 11 a 20, mostrando sua sequência e diferenças em relação aos números anteriores.
  3. Atividades práticas de identificação e representação: <25 minutos>
    • Distribuir fichas numéricas e pedir para os alunos identificarem e representarem os números até 20.
    • Propor atividades de associação entre numerais e quantidades de objetos, como contar e agrupar tampinhas ou lápis.

Retorno:

  1. Verificação do aprendizado: <10 minutos>
    • Realizar uma rodada de perguntas e respostas para verificar se os alunos conseguem identificar os números até 20.
  2. Feedback dos alunos: <5 minutos>
    • Solicitar que os alunos expressem o que mais gostaram ou tiveram dificuldade durante a aula.

Tarefa de casa:

  • Propor exercícios de fixação envolvendo a contagem e identificação dos números até 20.

Conclusão:

  • Revisar os principais conceitos abordados na aula, enfatizando a importância da compreensão dos números até 20 para o desenvolvimento matemático.
  • Reforçar a ideia de prática e revisão constante para fortalecer o aprendizado dos números até 20.
  • Incentivar os alunos a explorarem e praticarem mais em casa, a fim de consolidar o conhecimento adquirido.
Avalie esse post

Deixe um comentário