Plano de Aula: Trânsito para Educação Infantil Conforme BNCC

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de trânsito e segurança viária, promovendo atitudes responsáveis desde a infância. (Habilidade 1)
  • Desenvolver a consciência da importância do respeito às regras de trânsito e do cuidado com a segurança pessoal e coletiva nas vias públicas. (Habilidades 2, 3)
  • Estimular a empatia e o cuidado com os outros usuários das vias, valorizando a cooperação e a gentileza no trânsito. (Habilidade 5)

Objetivos secundários:

  • Favorecer o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção espacial das crianças por meio de atividades lúdicas relacionadas ao trânsito. (Habilidade 4)
  • Promover a comunicação e a expressão das experiências vivenciadas no trânsito, incentivando a troca de ideias e a escuta ativa entre os alunos. (Habilidade 6)
  • Estimular a criatividade na construção de pequenos projetos relacionados à segurança no trânsito, como a sinalização de uma mini-cidade. (Habilidade 7)

     

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode apresentar aos alunos figuras de diferentes elementos do trânsito, como semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestres e veículos. Em seguida, pode perguntar às crianças o que elas conhecem sobre esses itens e como devemos nos comportar em relação a eles.

O professor pode então contar uma história ou cantar uma música relacionada à segurança no trânsito, de forma lúdica e envolvente para as crianças. Isso ajuda a captar a atenção dos alunos e introduzir o tema de maneira acessível.

Para finalizar a introdução, o professor pode propor uma brincadeira simples, como simular uma travessia de rua com as crianças, destacando a importância de olhar para os lados, respeitar a faixa de pedestres e esperar o sinal do semáforo.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para revisar os conhecimentos prévios, o professor pode perguntar às crianças o que aprenderam sobre trânsito na aula anterior, relembrando conceitos básicos e estimulando a participação de todos os alunos.

Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Durante essa etapa, o professor pode explicar de forma clara e simples as regras de trânsito mais importantes para as crianças, como o significado das cores dos semáforos, a função das placas de sinalização e a importância de respeitar a preferência dos pedestres.

Além disso, o professor pode utilizar recursos visuais, como vídeos educativos ou cartazes ilustrativos, para auxiliar na compreensão dos conceitos e estimular a atenção das crianças.

Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Atividade 1: Simulação de um cruzamento controlado por semáforo
Nesta atividade, as crianças serão divididas em pequenos grupos e cada grupo ficará responsável por simular a travessia de uma rua, respeitando o sinal do semáforo e as regras de segurança no trânsito.

Atividade 2: Construção de uma mini-cidade
Os alunos serão convidados a criar uma mini-cidade utilizando materiais como papelão, bolinhas de gude e carrinhos de brinquedo. Eles deverão sinalizar as ruas, colocar semáforos e placas de trânsito, promovendo a associação prática dos conceitos aprendidos.

Essas atividades lúdicas permitem que as crianças vivenciem na prática as regras de trânsito de forma criativa e educativa.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Para verificar o aprendizado, o professor pode fazer perguntas às crianças sobre as atividades realizadas, como por exemplo: “Por que é importante esperar o sinal verde do semáforo antes de atravessar a rua?” ou “Qual a função das placas de sinalização no trânsito?”.

Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 – 10 minutos

Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências durante as atividades práticas e a expressar o que mais gostaram de aprender sobre o trânsito. Essa troca de feedback permite ao professor avaliar o engajamento e a compreensão dos alunos.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, o professor pode sugerir que as crianças desenhem uma cena de trânsito que observaram em seu dia a dia, destacando as regras de segurança que foram seguidas. Essa atividade estimula a observação e fixação dos conceitos abordados em sala de aula.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor pode relembrar os principais conceitos de trânsito e segurança viária abordados, ressaltando a importância de respeitar as regras para garantir a segurança de todos.

O professor pode ainda incentivar as crianças a compartilharem com seus familiares e amigos o que aprenderam, promovendo a disseminação de práticas seguras no trânsito desde a infância.

Por fim, o professor pode destacar que cada um tem um papel importante na construção de um trânsito mais seguro e gentil, incentivando a cooperação e a responsabilidade de cada um no cuidado com o outro e com o ambiente em que vivemos.

Avalie esse post

Deixe um comentário