Plano de Aula sobre a Primavera para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos:

Objetivos principais:

  • Introduzir o conceito de Primavera de forma lúdica e acessível às crianças.
  • Explorar as características da estação da Primavera, como flores desabrochando, clima mais quente e dias mais longos.
  • Estimular a observação da natureza e o reconhecimento das mudanças que ocorrem no ambiente durante a Primavera.

Objetivos secundários:

  • Promover a criatividade das crianças através de atividades artísticas relacionadas à Primavera.
  • Desenvolver habilidades motoras finas por meio de atividades práticas, como desenhar flores ou plantar sementes.
  • Incentivar o cuidado e respeito pelo meio ambiente, destacando a importância da preservação da natureza.

Introdução:

Para iniciar a aula, iremos conversar com as crianças sobre as estações do ano, relembrando que estamos na Primavera. Vamos falar sobre as características da Primavera, como as flores que começam a desabrochar e as mudanças no clima.

Vamos mostrar imagens e vídeos que representem a Primavera, para que as crianças possam visualizar melhor essa estação do ano. Também vamos perguntar o que elas já observaram na natureza que indica que estamos na Primavera.

Desenvolvimento:

1. Atividade prática:

  • Plantio de sementes: Vamos fornecer potinhos, terra e sementes para que cada criança possa plantar uma semente durante a aula. Vamos explicar sobre o cuidado que as plantas precisam e como a Primavera é importante para o crescimento delas.
  • Desenho de flores: As crianças terão papel e lápis de cor para desenharem flores. Podemos conversar sobre os diferentes tipos de flores que existem e suas cores características.

2. Momento de observação:

  • Vamos fazer uma caminhada ao redor da escola ou em um espaço externo, onde as crianças poderão observar as mudanças na natureza durante a Primavera. Vamos pedir para que identifiquem as flores que encontrarem pelo caminho.

Retorno:

Verificação do aprendizado:

  • Vamos reunir as crianças para compartilhar o que aprenderam sobre a Primavera durante as atividades. Vamos perguntar o que mais gostaram de fazer e o que acharam mais interessante sobre a estação.

Feedback das crianças:

  • Pediremos para que cada criança compartilhe o que mais gostou na aula e se teve alguma dúvida ou algo que queira perguntar sobre a Primavera.

Tarefa de casa:

Para a tarefa de casa, vamos pedir às crianças que desenhem ou colelem imagens que representem a Primavera, como flores, borboletas ou árvores floridas. Eles poderão trazer esses desenhos para compartilhar na próxima aula.

Conclusão:

Para finalizar a aula, vamos relembrar as principais características da Primavera, destacando a importância dessa estação para a natureza e para nós. Vamos incentivar as crianças a continuarem observando a natureza ao seu redor e a cuidarem das plantas que plantaram durante a aula.

Vamos ressaltar a beleza e a importância da Primavera, e como ela nos traz alegria e renovação. E lembraremos as crianças que a natureza é algo precioso que devemos cuidar e preservar para as futuras gerações.

Avalie esse post

Deixe um comentário