A História Sombria que Influenciou o Dia da Mulher

Escrito por Thiago Pinheiro

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

O Cenário Industrial e a Exploração da Mão de Obra Feminina

A Revolução Industrial, no final do século XVIII e início do XIX, impulsionou o crescimento das fábricas têxteis nos Estados Unidos. Essa nova era industrial atraiu uma onda de imigrantes, muitos dos quais eram mulheres em busca de trabalho e melhores condições de vida. No entanto, a realidade dentro das fábricas era dura e marcada pela exploração.

As mulheres trabalhadoras enfrentavam longas jornadas de trabalho, geralmente de 10 a 12 horas por dia, seis dias por semana. Seus salários eram consideravelmente baixos, cerca de metade do que os homens recebiam para o mesmo trabalho. A segurança no ambiente de trabalho era precária, com máquinas perigosas, falta de ventilação e saídas de emergência inadequadas.

Diante da exploração e das más condições de trabalho, as mulheres começaram a se organizar e lutar por seus direitos. Surgiram os primeiros sindicatos femininos, como o International Ladies’ Garment Workers’ Union (ILGWU), que reivindicavam melhores salários, jornadas de trabalho mais curtas e um ambiente de trabalho mais seguro.

A Tragédia da Triangle Shirtwaist Factory

Em 25 de março de 1911, um trágico incêndio na Triangle Shirtwaist Factory, em Nova York, marcaria para sempre a história da luta pelos direitos das mulheres. O fogo, que se iniciou no oitavo andar do prédio, rapidamente se espalhou pelas 10 andares da fábrica, devido à falta de saídas de emergência e à presença de materiais inflamáveis.

As portas de entrada da fábrica estavam trancadas para evitar que as trabalhadoras saíssem antes do final do expediente, impedindo-as de escapar do fogo. As escadas eram estreitas e inadequadas para a evacuação rápida de tantas pessoas. A falta de treinamento de segurança e a negligência dos donos da fábrica resultaram em um número devastador de vítimas: 146 pessoas morreram, a maioria mulheres jovens imigrantes, com idades entre 14 e 23 anos.

A tragédia causou comoção nacional e gerou indignação da opinião pública. A negligência dos donos da fábrica e as precárias condições de trabalho foram duramente criticadas pela mídia e por líderes políticos. O incêndio na Triangle Shirtwaist Factory se tornou um símbolo da luta por melhores condições de trabalho e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Um Legado de Luta: O Dia Internacional da Mulher Emerge

Embora a criação de um Dia Internacional da Mulher já tenha sido proposta por Clara Zetkin em 1910, durante a Conferência Internacional da Mulher Socialista, o incêndio na Triangle Shirtwaist Factory teve um impacto profundo no imaginário da criação dessa data e é citado por muitos como uma das maiores influências em sua criação. A tragédia evidenciou a exploração que as mulheres trabalhadoras enfrentavam e a necessidade de mudanças urgentes.

Apesar desse choque inicial, foi somente em 1917 que a data oficial do Dia Internacional da Mulher foi definida e a partir desse ano o 8 de março se tornou um dia para celebrar as conquistas femininas e para continuar a luta por um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres.

Referências

“Triangle: The Fire That Changed America” por David Von Drehle

The Triangle Shirtwaist Factory Fire: A Lasting Legacy, 100 Years Later – TIME

Incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Há 110 anos, acontecia o trágico incêndio na fábrica feminina de Triangle Waist (uol.com.br)

Incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist — Google Arts & Culture

Avalie esse post

Deixe um comentário