Plano de Aula: Identidade Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente do conceito de identidade na infância.
  • Estimular a reflexão sobre as características individuais de cada criança e como elas contribuem para sua identidade.
  • Incentivar o respeito e a valorização das diferenças entre os colegas.
  • Promover atividades que desenvolvam a autoestima e a autoconfiança das crianças.
  • Explorar a importância de reconhecer suas emoções e se expressar de forma adequada.

Introdução

  • Revisão dos conceitos anteriores sobre identidade, considerando as características únicas de cada criança.
  • Apresentação de atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos, como músicas, brincadeiras e histórias que abordem a diversidade e a importância de serem eles mesmos.

Desenvolvimento

  1. Atividade de Expressão Corporal (20 minutos)
  • As crianças serão convidadas a se movimentar livremente de acordo com o que sentem quando ouvem diferentes estilos de música, expressando suas emoções por meio do corpo.
  1. Confecção de máscaras (20 minutos)
  • Cada criança terá a oportunidade de criar uma máscara que represente algum aspecto de sua identidade, como suas cores preferidas, animais favoritos, ou o que gostam de fazer.
  1. Roda de conversa (15 minutos)
  • Será realizada uma roda de conversa para que as crianças possam compartilhar o significado de suas máscaras e o que cada elemento representa para elas. Serão estimuladas a escutar e respeitar as diferenças.
  1. Brincadeira da “Caixa Surpresa” (15 minutos)
  • Uma caixa com objetos variados será passada entre as crianças, que ao retirar um objeto deverão explicar como aquele item representa algum aspecto de sua identidade.
  1. Desenho de autorretrato (20 minutos)
  • Cada criança será convidada a desenhar um autorretrato, destacando características físicas e emocionais que as representam.

Retorno

  1. Apresentação dos desenhos (10 minutos)
  • As crianças terão a oportunidade de compartilhar seus autorretratos com os colegas, explicando o que desenharam e por que se identificam com aquelas características.
  1. Feedback dos alunos (5 minutos)
  • Será aberto um espaço para que as crianças expressem o que mais gostaram na aula e se sentiram representadas ao longo das atividades.

Tarefa de casa

  • Solicitar que as crianças conversem com seus familiares sobre características familiares que consideram importantes em sua identidade, compartilhando na próxima aula.

Conclusão

  • Será reforçada a importância de respeitar a si mesmo e aos outros, reconhecendo a diversidade como algo positivo e enriquecedor. Será destacada a importância de desenvolver uma autoimagem positiva e de valorizar suas singularidades.

Material de Apoio

Avalie esse post

Deixe um comentário