Plano de Aula sobre Sons para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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Plano de Aula sobre Sons para Educação Infantil

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

– Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de sons e sua importância na vida cotidiana. (Habilidade 1)

– Desenvolver a percepção auditiva dos alunos, permitindo que identifiquem diferentes sons e suas fontes. (Habilidade 2)

– Estimular a criatividade dos alunos através da produção de sons utilizando objetos do dia a dia. (Habilidade 3)

1.2. Objetivos secundários:

– Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos durante as atividades práticas. (Habilidade 4)

– Incentivar a expressão oral e a comunicação entre os alunos ao descreverem os diversos sons percebidos. (Habilidade 5)

– Explorar a relação entre sons e emoções, como a alegria, a tristeza e o medo. (Habilidade 6)

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos quais sons eles ouvem no ambiente escolar. Em seguida, o professor pode apresentar alguns objetos que produzem sons e perguntar se os alunos conseguem identificar de onde vêm esses sons.

É importante destacar a importância dos nossos ouvidos para percebermos o mundo ao nosso redor e como os sons nos ajudam a nos comunicar e nos orientar.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode reproduzir diferentes sons e pedir que eles adivinhem quais objetos ou animais estão produzindo esses sons.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades de Exploração Auditiva

– Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de ouvir diferentes sons e identificar suas fontes. Eles poderão utilizar materiais como chocalhos, apitos, campainhas, entre outros.

– Cada grupo deverá descrever oralmente o som ouvido, tentando identificar a fonte do som e suas características.

3.2. Atividade Prática: Criando Sons

– Os alunos terão a chance de criar seus próprios sons utilizando objetos do dia a dia, como panelas, tampas, latas, etc.

– Cada grupo deverá criar uma composição sonora utilizando os objetos disponíveis, explorando diferentes ritmos e intensidades.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Apresentação dos Sons Criados

– Cada grupo irá apresentar a sua composição sonora para a turma, explicando quais objetos foram utilizados e como eles produziram os sons.

– Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as composições apresentadas, estimulando a comunicação e a expressão oral.

4.2. Reflexão e Feedback

– O professor irá conduzir uma reflexão sobre a importância dos sons em nossas vidas e como podemos explorar a criatividade através da produção de sons.

– Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e dar feedback sobre as atividades realizadas, destacando o que mais gostaram e o que aprenderam.

5. Tarefa de Casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

O professor pode sugerir aos alunos que explorem os diferentes sons presentes em suas casas e tragam para a próxima aula algum objeto que produza um som interessante. Eles poderão compartilhar com a turma suas descobertas e impressões.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para concluir a aula, o professor pode reforçar a importância da audição e da percepção auditiva para a nossa interação com o mundo. Ele também pode enfatizar como a criatividade e a experimentação com sons podem enriquecer nossa experiência sensorial.

Por fim, o professor pode motivar os alunos a continuarem explorando os sons ao seu redor e a desenvolverem sua capacidade de identificar e apreciar as diferentes manifestações sonoras presentes na natureza e na vida cotidiana.

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