Plano de Aula: Perto e Longe para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar às crianças o entendimento das noções de “perto” e “longe” e como esses conceitos se relacionam com o espaço ao seu redor.
  • Desenvolver a percepção espacial das crianças, ajudando-as a compreender distâncias e localizações dentro do ambiente em que vivem.
  • Estimular a curiosidade e a observação das crianças em relação ao mundo ao seu redor, incentivando-as a explorar e descobrir novidades.

Objetivos secundários:

  • Promover atividades que envolvam a comparação de distâncias, utilizando objetos do cotidiano das crianças.
  • Incentivar a comunicação e a expressão das crianças, permitindo que compartilhem suas percepções e descobertas com os colegas.
  • Desenvolver a coordenação motora das crianças por meio de atividades práticas que envolvam a noção de distância.

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para começar a aula, iremos explorar com as crianças o conceito de “perto” e “longe” por meio de exemplos simples e do cotidiano delas. Vamos perguntar onde está algo próximo e onde está algo distante, para que elas comecem a compreender essas noções abstratas.

Em seguida, vamos propor atividades lúdicas que envolvam a exploração do espaço ao redor das crianças, como pedir para que identifiquem objetos próximos e distantes na sala de aula.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Atividades

Atividade 1: Caça ao tesouro

Serão escondidos objetos pela sala de aula, alguns próximos e outros distantes das crianças. Elas terão que encontrá-los e organizá-los de acordo com a distância em relação a elas. Isso ajudará a reforçar a noção de proximidade e distância.

Atividade 2: Desenhando mapas

Cada criança receberá uma folha de papel e lápis de cor. Elas deverão desenhar um mapa simples, indicando pontos próximos e distantes com relação a elas. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção espacial.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Verificação do aprendizado: Irei revisar com as crianças o que aprenderam sobre “perto” e “longe” durante as atividades. Vamos discutir juntos as descobertas feitas e reforçar os conceitos trabalhados.

Feedback dos alunos: Vou incentivar as crianças a compartilharem o que mais gostaram na aula e se tiveram alguma dificuldade ou dúvida durante as atividades.

Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Irei sugerir às crianças que pratiquem em casa identificar objetos próximos e distantes, relacionando-os com sua localização. Elas podem desenhar mapas simples de seu quarto ou da sala, indicando o que está perto e o que está longe.

Conclusão

Para concluir a aula, faremos um pequeno resumo dos conceitos de “perto” e “longe” e como eles se aplicam ao nosso dia a dia. Vamos reforçar a importância de observar e explorar o mundo ao nosso redor, sempre atentos às distâncias e localizações.

Avalie esse post

Deixe um comentário