Plano de aula sobre Grandes e Pequenos
1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Identificar e diferenciar objetos grandes de objetos pequenos.
- Compreender o conceito de grande e pequeno através de exemplos visuais e práticos.
1.2. Objetivos secundários:
- Estimular a observação e a análise visual dos alunos.
- Promover a linguagem descritiva e comparativa dos alunos.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para introduzir o conceito de grande e pequeno, serão mostrados aos alunos objetos de diferentes tamanhos, como brinquedos, frutas, animais de pelúcia, entre outros. A ideia é que os alunos observem e comparem os objetos para identificar quais são grandes e quais são pequenos.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Atividades práticas
Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos
Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diversos objetos de tamanhos diferentes. Eles deverão separar os objetos em duas categorias: grandes e pequenos, e explicar suas escolhas para a turma.
3.2. Roda de conversa
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Após a atividade prática, será realizada uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas observações e aprendizados. O professor poderá fazer perguntas como: “O que vocês descobriram sobre os objetos grandes e pequenos?” e “Vocês acharam alguma dificuldade na diferenciação?”.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Revisão do aprendizado
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para revisar o que foi aprendido, o professor poderá mostrar novamente os objetos e pedir para os alunos apontarem quais são grandes e quais são pequenos.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: 5 minutos
Os alunos serão incentivados a dar feedback sobre a aula, respondendo a perguntas como: “O que mais gostaram na aula de hoje?” e “Alguma dúvida ou sugestão para as próximas aulas?”.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a observar objetos grandes e pequenos em suas casas e trazer exemplos para compartilhar na próxima aula.
6. Conclusão
O professor fará um breve resumo dos conceitos aprendidos sobre grandes e pequenos, reforçando a importância da observação e da comparação de tamanhos no dia a dia das crianças.