Plano de Aula sobre Grande e Pequeno para Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Plano de aula sobre Grandes e Pequenos

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Identificar e diferenciar objetos grandes de objetos pequenos.
  • Compreender o conceito de grande e pequeno através de exemplos visuais e práticos.

1.2. Objetivos secundários:

  • Estimular a observação e a análise visual dos alunos.
  • Promover a linguagem descritiva e comparativa dos alunos.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para introduzir o conceito de grande e pequeno, serão mostrados aos alunos objetos de diferentes tamanhos, como brinquedos, frutas, animais de pelúcia, entre outros. A ideia é que os alunos observem e comparem os objetos para identificar quais são grandes e quais são pequenos.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Atividades práticas

Estimativa de tempo: 20 – 25 minutos

Os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diversos objetos de tamanhos diferentes. Eles deverão separar os objetos em duas categorias: grandes e pequenos, e explicar suas escolhas para a turma.

3.2. Roda de conversa

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Após a atividade prática, será realizada uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas observações e aprendizados. O professor poderá fazer perguntas como: “O que vocês descobriram sobre os objetos grandes e pequenos?” e “Vocês acharam alguma dificuldade na diferenciação?”.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Revisão do aprendizado

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para revisar o que foi aprendido, o professor poderá mostrar novamente os objetos e pedir para os alunos apontarem quais são grandes e quais são pequenos.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: 5 minutos

Os alunos serão incentivados a dar feedback sobre a aula, respondendo a perguntas como: “O que mais gostaram na aula de hoje?” e “Alguma dúvida ou sugestão para as próximas aulas?”.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a observar objetos grandes e pequenos em suas casas e trazer exemplos para compartilhar na próxima aula.

6. Conclusão

O professor fará um breve resumo dos conceitos aprendidos sobre grandes e pequenos, reforçando a importância da observação e da comparação de tamanhos no dia a dia das crianças.

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