Como Fazer um Plano de Aula de Ginástica Laboral

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Objetivos principais:

  • Proporcionar uma compreensão clara e abrangente dos conceitos de ginástica laboral e sua importância para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. (Habilidade 1)
  • Desenvolver habilidades práticas e técnicas nos alunos, para que eles possam implementar e orientar sessões de ginástica laboral de forma eficaz. (Habilidade 2)
  • Promover a conscientização sobre a importância da prevenção de lesões musculoesqueléticas e do estresse no ambiente de trabalho, através da prática regular de ginástica laboral. (Habilidade 3)

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de exercícios e sequências de ginástica laboral, adaptados às necessidades específicas de diferentes ambientes de trabalho. (Habilidade 4)
  • Incentivar a prática da ginástica laboral como parte integrante da cultura organizacional, visando melhorar a qualidade de vida e produtividade dos colaboradores. (Habilidade 5)

Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o instrutor deve contextualizar a importância da ginástica laboral como medida preventiva de problemas de saúde relacionados ao trabalho, tais como dores musculares, lesões por esforço repetitivo e estresse. Serão apresentados dados e evidências científicas que comprovam os benefícios da prática regular de exercícios físicos durante a jornada de trabalho.

Em seguida, será realizada uma breve revisão dos princípios básicos da ginástica laboral, incluindo seus objetivos, benefícios e modalidades mais comuns. Serão discutidos os diferentes tipos de exercícios e alongamentos que podem ser incorporados em uma sessão de ginástica laboral, de acordo com as necessidades e características dos colaboradores.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

Prática de Exercícios

Os alunos participarão de uma sessão prática de ginástica laboral, guiada pelo instrutor. Serão realizados exercícios de aquecimento, alongamento, fortalecimento muscular e relaxamento, com foco nas áreas mais susceptíveis a lesões no ambiente de trabalho, como costas, ombros, pescoço e membros inferiores.

O instrutor irá demonstrar corretamente cada exercício, orientando os alunos quanto à postura correta, técnica de execução e o tempo de cada movimento. Serão destacados os benefícios de cada exercício para a saúde e prevenção de lesões no ambiente de trabalho.

Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Feedback dos Alunos

Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências durante a prática dos exercícios de ginástica laboral. Eles poderão expressar suas sensações físicas, emocionais e mentais, bem como tirar dúvidas e fazer sugestões para aprimorar as sessões futuras.

Verificação do Aprendizado

O instrutor fará uma breve revisão dos conceitos e técnicas de ginástica laboral apresentados durante a aula, incentivando os alunos a participarem ativamente da discussão e sanando possíveis dúvidas. Será realizada uma avaliação informal para verificar o entendimento e retenção dos conhecimentos pelos alunos.

Tarefa de Casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Os alunos serão orientados a praticar os exercícios de ginástica laboral aprendidos durante a aula, em seu local de trabalho ou em casa. Eles deverão preencher um diário de atividades, registrando a frequência, duração e percepção dos benefícios obtidos com a prática regular dos exercícios.

Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o instrutor reforçará a importância da ginástica laboral como ferramenta de promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Serão apresentados dados e estudos que comprovam a eficácia da prática regular de exercícios físicos na prevenção de doenças e lesões ocupacionais.

Os alunos serão encorajados a incorporar a ginástica laboral em sua rotina diária, promovendo o autocuidado e bem-estar no ambiente de trabalho. O instrutor estará disponível para tirar dúvidas e fornecer orientações adicionais aos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área.

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