Plano de Aula: Caixa Surpresa para Alunos da Educação Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Plano de Aula: Caixa Surpresa para Alunos da Educação Infantil

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Estimular a curiosidade e criatividade das crianças através de uma atividade lúdica.
  • Promover a interação e socialização entre os alunos, compartilhando suas descobertas.
  • Despertar o interesse das crianças por temas diversos, explorando diferentes materiais e texturas.

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades motoras finas, como abrir a caixa e manusear os objetos dentro dela.
  • Estimular a linguagem oral, incentivando as crianças a descreverem o que encontram na caixa.
  • Promover a atenção e concentração, explorando cada objeto com calma e atenção.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para começar a aula, cada aluno receberá uma caixa surpresa. Eles serão convidados a observar a caixa, sacudir, ouvir o som, e tentar adivinhar o que tem dentro. Em seguida, cada criança abrirá sua caixa e compartilhará com os colegas o que encontrou dentro.

O objetivo desta atividade é despertar a curiosidade das crianças, estimular a exploração sensorial e incentivar a comunicação entre elas.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Exploração das Caixas

Os alunos terão tempo para explorar os objetos encontrados em suas caixas surpresa. Eles poderão tocar, cheirar, observar e descrever cada item, compartilhando suas descobertas com os colegas.

3.2. Atividade Artística

Com base nos objetos encontrados nas caixas, os alunos serão convidados a criar uma obra de arte utilizando esses materiais. Eles poderão colar, pintar, recortar e montar suas criações, estimulando a criatividade e a expressão artística.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Compartilhamento das Obras de Arte

Cada aluno terá a oportunidade de mostrar sua obra de arte para a turma, explicando como os objetos da caixa foram utilizados na criação. O objetivo é promover a autoexpressão e valorizar a criatividade de cada criança.

4.2. Discussão em Grupo

Em roda de conversa, os alunos poderão compartilhar suas experiências, gostos e preferências em relação aos objetos encontrados nas caixas surpresa. O professor poderá estimular perguntas e reflexões sobre as descobertas feitas durante a atividade.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos serão convidados a montar uma caixa surpresa em casa, com a ajuda de seus familiares. Eles deverão escolher objetos variados para colocar na caixa e trazer para compartilhar com a turma na próxima aula.

6. Conclusão

Para finalizar a aula, o professor reforçará a importância da imaginação, da criatividade e da expressão artística na infância. Serão destacados os pontos positivos da atividade realizada e a importância de explorar novas experiências e materiais.

Avalie esse post

Deixe um comentário