1. Objetivos
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
1.1. Objetivos principais:
- Estimular a criatividade e imaginação das crianças através de brincadeiras com água.
- Promover a interação entre os alunos, incentivando o trabalho em equipe.
- Proporcionar momentos de diversão e aprendizado ao ar livre, explorando a natureza e o meio ambiente.
1.2. Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades motoras das crianças, como coordenação e equilíbrio.
- Estimular a socialização e a comunicação entre os alunos.
- Ensinar princípios básicos de sustentabilidade, como economia de água e cuidado com o meio ambiente.
2. Introdução
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
Para iniciar a aula, o professor deve explicar aos alunos que terão uma aula diferente, cheia de brincadeiras com água. É importante destacar a importância de economizar água e de se divertir de forma responsável.
Em seguida, o professor deve organizar as crianças em grupos e apresentar as diferentes estações de brincadeiras com água que serão realizadas ao ar livre.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos
3.1. Estações de brincadeiras
Os alunos passarão por diferentes estações de brincadeiras com água, como:
- Mangueira de água para desenhar no chão.
- Balde com esponjas para acertar alvos.
- Bexigas d’água para brincar de “batata quente”.
- Piscina inflável para os alunos se refrescarem.
3.2. Exploração e aprendizado
Durante as brincadeiras, o professor deve estimular as crianças a observarem como a água é divertida, mas também um recurso precioso que deve ser usado com responsabilidade. Pode-se discutir sobre a importância de tomar banhos curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes e não desperdiçar água.
4. Retorno
Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos
4.1. Roda de conversa
Após as brincadeiras, o professor deve reunir os alunos para uma roda de conversa e perguntar o que aprenderam sobre a importância da água e como se divertiram nas atividades.
4.2. Feedback dos alunos
Os alunos terão a oportunidade de compartilhar o que mais gostaram nas brincadeiras, assim como sugerir outras atividades que envolvam o uso consciente da água.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: 5 minutos
Como tarefa de casa, os alunos podem desenhar uma cena de brincadeira com água e escrever uma frase sobre a importância de cuidar desse recurso natural.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos
Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância de brincar e aprender de forma responsável, destacando a relevância da água para a vida de todos os seres vivos. Os alunos podem ser incentivados a compartilhar o que aprenderam hoje com suas famílias e amigos.