Plano de Aula: Brincadeiras com Água para Educação Infantil.

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

1. Objetivos

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

1.1. Objetivos principais:

  • Estimular a criatividade e imaginação das crianças através de brincadeiras com água.
  • Promover a interação entre os alunos, incentivando o trabalho em equipe.
  • Proporcionar momentos de diversão e aprendizado ao ar livre, explorando a natureza e o meio ambiente.

1.2. Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades motoras das crianças, como coordenação e equilíbrio.
  • Estimular a socialização e a comunicação entre os alunos.
  • Ensinar princípios básicos de sustentabilidade, como economia de água e cuidado com o meio ambiente.

2. Introdução

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

Para iniciar a aula, o professor deve explicar aos alunos que terão uma aula diferente, cheia de brincadeiras com água. É importante destacar a importância de economizar água e de se divertir de forma responsável.

Em seguida, o professor deve organizar as crianças em grupos e apresentar as diferentes estações de brincadeiras com água que serão realizadas ao ar livre.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: 50 – 60 minutos

3.1. Estações de brincadeiras

Os alunos passarão por diferentes estações de brincadeiras com água, como:

  • Mangueira de água para desenhar no chão.
  • Balde com esponjas para acertar alvos.
  • Bexigas d’água para brincar de “batata quente”.
  • Piscina inflável para os alunos se refrescarem.

3.2. Exploração e aprendizado

Durante as brincadeiras, o professor deve estimular as crianças a observarem como a água é divertida, mas também um recurso precioso que deve ser usado com responsabilidade. Pode-se discutir sobre a importância de tomar banhos curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes e não desperdiçar água.

4. Retorno

Estimativa de tempo: 15 – 20 minutos

4.1. Roda de conversa

Após as brincadeiras, o professor deve reunir os alunos para uma roda de conversa e perguntar o que aprenderam sobre a importância da água e como se divertiram nas atividades.

4.2. Feedback dos alunos

Os alunos terão a oportunidade de compartilhar o que mais gostaram nas brincadeiras, assim como sugerir outras atividades que envolvam o uso consciente da água.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: 5 minutos

Como tarefa de casa, os alunos podem desenhar uma cena de brincadeira com água e escrever uma frase sobre a importância de cuidar desse recurso natural.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: 10 – 15 minutos

Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância de brincar e aprender de forma responsável, destacando a relevância da água para a vida de todos os seres vivos. Os alunos podem ser incentivados a compartilhar o que aprenderam hoje com suas famílias e amigos.

Avalie esse post

Deixe um comentário

Pedir material no Grupo