1. Objetivos
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
1.1. Objetivos principais:
- Introduzir as crianças ao conceito de fenômenos naturais, como chuvas, ventos e tempestades, de uma maneira lúdica e acessível.
- Estimular a curiosidade e a observação do cotidiano, promovendo um olhar mais atento para a natureza ao redor.
- Desenvolver habilidades comunicativas, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências e conhecimentos sobre os fenômenos que observam.
1.2. Objetivos secundários:
- Fomentar a criatividade das crianças por meio de atividades que incluam artes e dramatizações sobre fenômenos naturais.
- Estimular o trabalho em grupo, promovendo a socialização e a troca de ideias entre as crianças.
- Conectar os fenômenos naturais ao dia a dia, ajudando as crianças a compreenderem a importância da água, do ar e de outros elementos naturais.
2. Introdução
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Inicie a aula fazendo uma roda com as crianças para falar sobre o que elas conhecem a respeito dos fenômenos da natureza. Pergunte se já viram raios, ventos fortes ou chuvas e como se sentiram.
Apresente uma breve história ou um vídeo educativo sobre um fenômeno natural, como uma tempestade, e discuta com as crianças o que aconteceu na história, provocando a curiosidade delas.
Por fim, compartilhe curiosidades divertidas, como por que aparecem arco-íris após a chuva ou o que causa o vento, para instigar o interesse das crianças no tema.
3. Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>
3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Reveja os conceitos de natureza e meio ambiente que foram apresentados anteriormente. Pergunte às crianças sobre suas experiências com a natureza nos últimos dias, promovendo uma troca entre elas.
3.2. Apresentação da teoria
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
Explique, de maneira simples, o que são fenômenos naturais, dando exemplos claros. Use imagens e sons para ilustrar cada fenômeno (como o som da chuva ou o barulho do vento). Faça perguntas às crianças e incentive que compartilhem o que conhecem.
3.3. Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>
Atividade 1: Criando um fenômeno natural
As crianças farão uma dramatização onde cada grupo irá representar um fenômeno (chuva, vento, tornado). Elas devem usar suas vozes e movimentos para simular as ações e sons dos fenômenos naturais.
Atividade 2: Artesanato do Arco-íris
Usando papel colorido, as crianças criarão um arco-íris. Para isso, será necessário tesoura, cola e lápis de colorir. Durante a atividade, converse com elas sobre a formação do arco-íris e a relação com a luz e a chuva.
4. Retorno
Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>
4.1. Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Após as atividades, peça que cada grupo compartilhe sua experiência, perguntando sobre o que aprenderam representando os fenômenos naturais e como se sentiram durante a atividade.
4.2. Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>
Peça que as crianças desenhem algo que aprenderam na aula e escrevam (ou falem) uma palavra que associam a cada fenômeno natural que discutiram. Isso ajudará a entender a conexão delas com o material apresentado.
5. Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Para casa, sugira que as crianças observem a natureza durante a semana e anotem dois fenômenos que perceberam, seja na escola, em parques ou em casa. Na próxima aula, elas poderão compartilhar suas observações com a turma.
6. Conclusão
Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>
Conclua a aula fazendo um resumo das atividades e reforçando a importância de entender os fenômenos naturais. Destaque como esses fenômenos estão presentes no cotidiano e como as crianças podem observar e preservar a natureza.
Encoraje-as a continuar explorando e se curiosidade sobre a natureza, explicando que sempre podem voltar a discutir e aprender mais sobre esse tema. Lembre-os que todos nós fazemos parte desse grande sistema chamado natureza e podemos cuidar dele!