Plano de Aula: Musicalização Infantil

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

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1. Objetivos

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

1.1. Objetivos principais:

  • Desenvolver a apreciação musical dos alunos através da vivência de diferentes ritmos e melodias.
  • Estimular a expressão artística e a criatividade das crianças por meio da atividade musical.
  • Promover a socialização e o trabalho em grupo durante as atividades musicais.
  • Contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora através de movimentos corporais relacionados à música.

1.2. Objetivos secundários:

  • Fomentar a capacidade de escuta ativa e a atenção concentrada durante as atividades musicais.
  • Incentivar a exploração de diferentes instrumentos musicais e seus sons.
  • Proporcionar um ambiente lúdico que favoreça o aprendizado por meio da música.
  • Desenvolver a cumplicidade e a empatia entre os alunos durante as dinâmicas em grupo.

2. Introdução

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Para iniciar a aula, o professor deve criar um clima acolhedor, convidando as crianças a sentarem em círculo. Uma apresentação breve de uma música popular pode ser feita, questionando as crianças sobre o que sentiram ao ouvi-la e quais instrumentos identificaram. Após essa breve dinâmica, o professor pode mencionar a importância da música nas diversas culturas e como ela pode ser uma forma de comunicação e expressão.

Além disso, o professor pode intercalar a discussão com a exibição de vídeos curtos de apresentações musicais variadas, como clássica, popular e folclórica, para ampliar o interesse dos alunos e mostrar as diferentes formas de musicalização.

3. Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <50 – 60 minutos>

3.1. Revisão dos conhecimentos anteriores

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

O professor pode começar revisando brevemente o conteúdo de aulas anteriores, que abordaram o som, o silêncio e o movimento. Para isso, uma roda de conversa pode ser gerada, na qual as crianças compartilham suas experiências com sons que ouviram em casa ou no parque.

3.2. Apresentação da teoria

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

Neste momento, o professor pode explicar de maneira lúdica as partes de uma música: melodia, ritmo e harmonia. Utilizando exemplos fáceis e reconhecíveis, como canções infantis conhecidas, o professor pode fazer com que as crianças batam no peito o ritmo ou cantem a melodia, pouco a pouco introduzindo conceitos como compasso e tempo musical.

Durante essa apresentação, o professor deve incentivar a participação das crianças, fazendo perguntas sobre suas preferências musicais e envolvendo todos na discussão.

3.3. Atividades práticas

Estimativa de tempo: <20 – 25 minutos>

Atividade 1: Criação de sons com objetos do cotidiano

Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão uma variedade de objetos (panelas, colheres, garrafas, etc.) para criar sua própria “orquestra de objetos”. Cada grupo terá a tarefa de criar um som com seu conjunto, pensando em diferentes ritmos e melodias. Ao final, cada grupo poderá se apresentar.

Atividade 2: Oficina de dança e movimento

Em seguida, os alunos participarão de uma atividade onde deverão dançar e se movimentar de acordo com a música que será tocada. O professor pode utilizar músicas de diferentes culturas para enriquecer a experiência e incentivar a diversidade de ritmos.

4. Retorno

Estimativa de tempo: <15 – 20 minutos>

4.1. Verificação do aprendizado

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Após as atividades, o professor pode realizar uma roda de conversa em que os alunos compartilham suas experiências sobre a criação dos sons e as danças. Perguntas como: “Qual foi o som mais divertido que você criou?” ou “Como você se sentiu dançando com os amigos?” podem auxiliar na reflexão sobre o aprendizado.

4.2. Feedback dos alunos

Estimativa de tempo: <5 – 10 minutos>

Os alunos podem receber um papel em branco onde desenham ou escrevem uma palavra que representa o que mais gostaram na aula. Isso permitirá ao professor entender o que mais impactou as crianças e suas preferências.

5. Tarefa de casa

Estimativa de tempo: <5 minutos>

Para casa, o professor deve sugerir que as crianças escutem uma música de sua escolha e desenhem a imagem que a canção lhes inspirar. No dia seguinte, será feito um pequeno “show de talentos” onde cada aluno pode compartilhar sua obra e a música que a inspirou.

6. Conclusão

Estimativa de tempo: <10 – 15 minutos>

Para concluir a aula, o professor pode relembrar os principais pontos abordados, como a importância da música no cotidiano e como ela pode ser uma forma de expressão. Também pode ressaltar o papel da musicalização no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças.

O professor pode incentivar os alunos a continuarem explorando o mundo da música em casa, ouvindo diferentes gêneros e compartilhando essa experiência com suas famílias. Por fim, destacar a relevância do aprendizado musical na formação de competências e habilidades pela BNCC, especialmente nas áreas de Linguagens e sua relação com as Artes (EF15AR11) e com o desenvolvimento da identidade cultural.

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