Plano de aula: Meu Nome – Maternal 1
Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Objetivos principais:
- Proporcionar às crianças o reconhecimento e compreensão do seu próprio nome, bem como dos nomes dos colegas (Habilidade 1).
- Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar letras e sons iniciais dos nomes (Habilidade 2).
- Estimular a coordenação motora fina através de atividades de escrita e pintura do próprio nome (Habilidade 3).
Objetivos secundários:
- Promover a integração e interação entre as crianças, incentivando o respeito mútuo e a cooperação (Habilidade 4).
- Explorar a criatividade das crianças ao criar cartazes ou murais com os nomes dos colegas (Habilidade 5).
- Despertar o interesse das crianças pela aprendizagem da língua escrita e pela comunicação através da linguagem escrita (Habilidade 6).
Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Para iniciar a aula, o professor irá reunir as crianças em círculo e fazer uma breve apresentação sobre a importância dos nomes e como cada um é especial e único. O professor poderá cantar uma música sobre nomes e iniciar uma conversa sobre a origem e significado dos nomes das crianças.
Em seguida, o professor irá mostrar cartões com os nomes das crianças escritos, estimulando a identificação visual e auditiva dos nomes. Será incentivado que as crianças repitam os nomes em conjunto.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <50 - 60 minutos>
Revisão dos conhecimentos anteriores
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
O professor irá revisar com as crianças os nomes aprendidos anteriormente, incentivando que elas repitam e identifiquem as letras iniciais dos nomes.
Atividades práticas
Estimativa de tempo: <20 - 25 minutos>
Atividade 1: Pintura do próprio nome
As crianças receberão uma folha de papel com seus nomes escritos em letra tracejada. Elas deverão pintar as letras do seu nome com lápis de cor ou giz de cera, estimulando a coordenação motora fina.
Atividade 2: Montagem de murais
As crianças serão divididas em grupos e deverão montar um mural com os nomes de todos os colegas. Cada criança terá a tarefa de colar o seu próprio nome e o dos colegas, promovendo a interação e cooperação entre elas.
Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
Verificação do aprendizado
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
O professor irá perguntar às crianças sobre o que aprenderam na aula, incentivando que elas falem sobre a importância dos nomes e como se sentiram ao pintar e colar seus nomes.
Feedback dos alunos
Estimativa de tempo: <5 - 10 minutos>
As crianças serão convidadas a compartilharem o que mais gostaram na aula e se tiveram alguma dificuldade, para que o professor possa ajustar as atividades futuras conforme o feedback recebido.
Tarefa de casa
Estimativa de tempo: <5 minutos>
Para a tarefa de casa, as crianças deverão desenhar um cartaz com seus nomes e decorá-lo da maneira que desejarem. O cartaz será compartilhado na próxima aula, promovendo a valorização e reconhecimento dos nomes.
Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Para encerrar a aula, o professor irá destacar a importância dos nomes e como cada um é único e especial. Será reforçado o respeito mútuo e a valorização da identidade de cada criança através do nome.