Plano de Aula sobre Cores para Alunos com Autismo

Escrito por Mariana Santos

Equipe de autores da ArqBahia.

Anúncio

Objetivos

1. Proporcionar aos alunos com autismo uma compreensão das diferentes cores e como elas podem ser identificadas e nomeadas. (Habilidade 1)

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar as cores com objetos do dia a dia, favorecendo a sua percepção visual e cognitiva. (Habilidade 2)

3. Estimular a expressão verbal dos alunos, incentivando-os a descrever e identificar cores de maneira adequada. (Habilidade 3)

4. Promover a interação social entre os alunos, através de atividades em grupo que envolvam o reconhecimento de cores. (Habilidade 6)

Introdução

1. Para iniciar a aula, o professor deve apresentar os objetivos do dia, explicando que irão aprender sobre as cores e como identificá-las.

2. Utilizando materiais visuais, como cartões coloridos ou objetos coloridos, o professor irá mostrar exemplos de diferentes cores e suas respectivas identificações.

3. O professor pode introduzir a aula através de músicas ou vídeos educativos sobre cores, para atrair a atenção dos alunos e estimular o interesse pelo tema.

Desenvolvimento

1. Revisão dos conhecimentos anteriores: O professor irá rever as cores já apresentadas, pedindo aos alunos para apontarem e nomearem as cores.

2. Apresentação da teoria: O professor irá explicar as diferentes cores primárias e secundárias, mostrando como elas podem ser misturadas para formar novas cores.

3. Atividades práticas:
– Atividade 1: Os alunos serão convidados a selecionar objetos de cores específicas em uma caixa sensorial, favorecendo a associação entre a cor e o objeto.
– Atividade 2: Jogo de memória com cartões coloridos, onde os alunos terão que encontrar pares de cores iguais.

Retorno

1. Verificação do aprendizado: Os alunos serão incentivados a apontar e nomear cores em objetos ao redor da sala de aula, para verificar a compreensão do conteúdo.

2. Feedback dos alunos: Os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências e quais cores eles acharam mais fáceis ou difíceis de identificar.

Tarefa de casa

1. Os alunos serão incentivados a fazer uma lista de objetos coloridos que encontrarem em casa e, se possível, nomear cada cor corretamente.

Conclusão

1. O professor irá recapitular as principais cores aprendidas durante a aula, reforçando a importância de identificá-las corretamente.

2. Será ressaltado aos alunos que o reconhecimento de cores pode auxiliar na organização e compreensão do mundo ao seu redor, e que é uma habilidade útil no dia a dia.

3. Por fim, o professor irá incentivar os alunos a praticar a identificação de cores no seu cotidiano, para reforçar o aprendizado e facilitar a sua aplicação em diferentes situações.

Avalie esse post

Deixe um comentário