Plano de Aula sobre os Números para Educação Infantil

Written by Mariana Santos

ArqBahia team of authors.

Announcement

1. Objectives

1.1. Main objectives:

  • Introduzir os números de forma lúdica e interativa para os alunos da Educação Infantil.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e identificar os números de 1 a 10.
  • Estimular a contagem de objetos do cotidiano, relacionando a quantidade ao numeral correspondente.

1.2. Secondary objectives:

  • Incentivar a coordenação motora fina através de atividades práticas de contagem.
  • Promover a socialização entre os alunos durante as atividades em grupo.
  • Despertar o interesse e curiosidade das crianças em relação aos números e operações matemáticas.

2. Introduction

  • Iniciar a aula com uma contagem regressiva de 10 a 1, utilizando gestos e movimentos para envolver os alunos.
  • Mostrar cartazes coloridos com os números de 1 a 10, incentivando os alunos a repetir em voz alta cada numeral.
  • Utilizar jogos de associação numérica com objetos do cotidiano, como blocos de construção ou brinquedos.

3. Development

3.1. Atividade de contagem e associação

  • Dividir os alunos em pequenos grupos e distribuir cartões com números.
  • Pedir para que os alunos encontrem objetos na sala e os associem com o número correto.
  • Incentivar a contagem em voz alta e a interação entre os grupos.

3.2. Jogo dos números

  • Criar um jogo de tabuleiro simples com os números de 1 a 10.
  • Os alunos devem contar os pontos ao avançar no tabuleiro e associar cada número à quantidade de casas a serem avançadas.
  • Estimular a competição saudável e a diversão durante o jogo.

4. Return

4.1. Learning Check

  • Rever os números de 1 a 10 em conjunto, perguntando a cada aluno para identificar e falar em voz alta um número escolhido aleatoriamente.
  • Solicitar aos alunos que mostrem quantos dedos estão levantando para representar um número específico.

4.2. Student feedback

  • Permitir que os alunos expressem o que mais gostaram na aula e se sentem mais confortáveis com os números.
  • Identificar possíveis dificuldades ou dúvidas para serem abordadas em aulas futuras.

5. Homework

  • Propor aos alunos que contem objetos em casa e associem cada quantidade ao seu respectivo número.
  • Pedir para que os responsáveis assinem o caderno, confirmando a realização da tarefa.

6. Conclusion

  • Recapitular os números de 1 a 10, incentivando os alunos a praticar a contagem no dia a dia.
  • Reforçar a importância dos números e da matemática como ferramentas essenciais para a vida cotidiana.
  • Estimular o interesse contínuo dos alunos pelos números e pelo aprendizado matemático.
Rate this post

Leave a Comment